terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CRISE DA ÁGUA: QUATRO DISTRITOS EM CAMPOS JÁ SÃO ABASTECIDOS POR CARROS-PIPA

(Fotos: Ralph Braz)
A situação hídrica que todo país está passando fica mais caótica. As condições climatológicas atípicas que marcam sobretudo a região sudeste já causam transtornos neste período que deveria ser chuvoso. Foram os piores índices pluviométricos das ultimas oito décadas. Em Campos, a concessionária Águas do Paraíba já transporta água em carros-pipa para atender milhares de pessoas do interior. Recentemente, a Defesa Civil informou ainda que o Rio Paraíba do Sul atingiu a menor cota de sua história.

Apesar do problema nas localidades de Conselheiro Josino, Morro do Coco, Vila Nova e Murundu, a concessionária Águas do Paraíba informa que o abastecimento em Campos está dentro da normalidade.

Em nota, a empresa afirma que não há mudanças operacionais, ou seja, apesar do nível do Paraíba, principal manancial de captação de água, não há diminuição no volume de água para os bairros e não há motivo para pânico. Ressalta, no entanto, a importância da racionalização no uso da água nesse período de seca e estiagem.



Confira a nota:
"Em função de investimentos de mais de R$ 200 milhões nos últimos anos, a concessionária Águas do Paraíba está garantindo o abastecimento de água em Campos. Mas, tendo em vista a crise hidrológica porque passam várias regiões do país recomenda enfaticamente que a racionalização no uso de água durante todo o ano, torna-se muito mais importante e necessário nesse período de seca e estiagem. 
Mesmo com os níveis baixos de água registrados nos últimos meses, a captação do rio Paraíba do Sul continua normal. E graças aos equipamentos instalados e tecnologia implantada, a concessionária consegue captar a água mesmo em condições mais severas.
O Gerente de Operações de Águas do Paraíba, o engenheiro Silas de Almeida adverte , entretanto, que decisões da Agência Nacional de Águas com relação à Bacia do Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro podem alterar o cenário do rio, que é o principal manancial de captação de água em Campos. 
No entanto, por causa da seca, a concessionária está administrando uma “situação crítica” em quatro distritos da região norte do município: Conselheiro Josino, Morro do Coco, Murundu e Vila Nova. Nessas localidades, a concessionária já está fazendo gestão de demanda, enviando todos os dias, rotativamente, dois caminhões pipa, para suprir a necessidade dos moradores."



Fonte: Ascom Águas do Paraíba | Campos24 horas