sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MAR VOLTA A AVANÇAR NO PONTAL DE ATAFONA E AUMENTA OS ESTRAGOS, EM SJB

(Foto: Ralph Braz)
Deste o início deste verão, o mar em Atafona avançou cerca de cinco metros. A informação da Defesa Civil de São João da Barra assusta a população e confirma que o fenômeno, que se repete há décadas, vem acontecendo de forma acelerada nos últimos tempos, causando ainda mais estragos no Pontal. Atualmente 30 casas estão localizadas na área considerada de risco pela Defesa Civil.

O coordenador do órgão, Adriano Martins Assis, explicou que o avanço notado nesta semana foi mais acentuado em decorrência do período de maré alta. "O vento nordeste é predominante na nossa região. E nesta época tem estado bastante forte. A influência do vento sobre a maré faz acentuar o avanço do mar", explicou.

Ele destacou que o avanço é mais acentuado nas áreas de escombros, entre a caixa d'água e o final do Pontal de Atafona. Ele garantiu que nesta semana não houve desabamento de imóvel. Entretanto, isto pode acontecer em pouco tempo. Uma das casas atingidas está com a estrutura à mostra.

Adriano informou ainda que o órgão está realizando um trabalho de conscientização, incentivando as famílias que permanecem na área de risco a deixarem os imóveis antes que ocorra um desastre. 
"Ainda não houve necessidade de fazer retirada de famílias. As casas atingidas nesta última ressaca não são mais habitadas. Estamos intensificando um trabalho que já vem sendo feito com a população que vive na área de risco para evitarmos desastres", concluiu.





Fonte: O Diário