domingo, 25 de janeiro de 2015

PLANALTO ESTIMA QUE RESERVATÓRIOS DE SP PODEM SECAR ATÉ JUNHO

(Foto:Ralph Braz)
Em reunião na sexta-feira (23), integrantes do governo federal traçaram cenários sobre a crise em São Paulo e previram que, na possibilidade mais pessimista, os reservatórios da Grande São Paulo podem secar em junho; no mais otimista, em setembro.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a defender a transferência da água da represa Billings para os sistemas Rio Grande e Guarapiranga –que estão em situação mais preocupantes.

Para Alckmin, o fato de a Billings ser poluída não é problema, pois há sistemas de tratamento e "membranas ultrafiltrantes capazes de tratar a água". A transferência, que já existe, será intensificada.

A Sabesp, em nota, declarou que o reservatório é usado "há 60 anos e não oferece riscos à população". As afirmações de Alckmin foram feitas neste sábado (24), em eventos na região de Bauru.

Ele comentou também a avaliação do governo federal, de que haverá colapso no sistema nos próximos meses. "Mais de 80% dos moradores reduziram o consumo, com uso racional. Nesta semana, inauguraremos mais meio metro cúbico por segundo do rio Guaratuba para o Alto Tietê. Trabalhamos sem parar."





Fonte: Folha de São Paulo