quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

APÓS SEIS ANOS, PADRE NELSON DEIXA SANTUÁRIO DO PERPÉTUO SOCORRO

(Fotos: Ralph Braz)
Padre Nelson Antônio Linhares, 49 anos de idade e 24 de sacerdócio, está se despedindo de Campos. Em fevereiro, após seis anos, ele deixará de ser reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Convento dos Padres Redentoristas) e assumirá o pastoreio da Igreja São José em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Ao fazer um balanço do trabalho, ele considera que foi positivo. "Meu balanço é muito positivo, pois construímos uma igreja viva, de um Deus vivo", disse ele, destacando que, quando veio para Campos, seu objetivo era fazer do Santuário uma igreja acolhedora, missionária e evangelizadora.

Após seis anos como reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Igreja do Convento), o senhor deixará Campos e assumirá o pastoreio da Igreja São José em Belo Horizonte, a partir de fevereiro. Qual o objetivo da mudança? 

Pe. Nelson - Pertenço a um grupo missionário, chamado missionários redentoristas, que é quem dinamiza o Santuário. E faz parte desse grupo promover mudanças de vez em quando, com o objetivo de oxigenar o grupo, possibilitando experiências diferentes para o padre, a fim de não criar raízes em um único lugar, a exemplo do que acontece com outras categorias, como delegados e gerentes de banco. Depois de seis anos em Campos, chegou a hora de voltar, pois sou mineiro.


Que balanço o senhor faz dos seis anos? 
Pe. Nelson - Meu trabalho, quando vim para Campos, era fazer do Santuário uma igreja acolhedora, missionária e evangelizadora. Dois foram os caminhos que encontrei para criar uma estrutura que acolhesse as pessoas. Tornamos as salas mais arejadas, iluminadas, criamos um palco para evento, oratória, cantina e tornamos o prédio acessível aos portadores de deficiência. Trabalhamos também o lado humano, pois tínhamos dez grupos e hoje são 30, entre eles, grupo de casais, crianças de fé, de namorados, terço dos homens e das mulheres. Desenvolvemos ainda o lado social, com doação de enxoval para grávidas pobres, doação de cestas básicas, emissão de documentos, entre outros. Meu balanço é muito positivo, pois construímos uma igreja viva, de um Deus vivo.


Que mensagem o senhor gostaria de deixar para os fiéis?
Pe. Nelson - A mensagem é de perseverança. O padre é chamado para ser um pastor, aquele que aponta o caminho para Deus, que corrige e elogia na hora necessária. Os discípulos são para Deus e não para o padre. Novos padres virão para o Santuário e é importante continuar e perseverar. Padre Nelson vai embora, mas a igreja fica. Minha maior tristeza será saber que alguém perdeu a fé. Em novembro, o Santuário vai completar 60 anos e toda a comunidade já está convidada para louvar a Deus. Quero aproveitar para agradecer aos meios de comunicação pelo espaço que nos foi dado, e a sociedade que nos ajudou e aos fiéis.





Fonte: O Diário