quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PACIENTES DE SJB VIVEM DRAMA PARA CONSEGUIR CIRURGIA ORTOPÉDICA

(Fotos: Ralph Braz)
Uma paciente reclama na demora da marcação para três cirurgias ortopédicas que precisa fazer na perna direita. Segundo teriam declarado os médicos, o quadro de Cláudia Valéria Alves Barbosa de 43 anos, é considerado grave. Mas desde que sofreu o acidente que deixou sua perna fraturada, a secretaria de Saúde não agilizou a marcação das cirurgias.

Cláudia Valéria se acidentou no dia 7 de novembro de 2014, após a porta de uma van se abrir e arremessá-la para fora. Ela sofreu fratura exposta e ficou internada 31 dias no Hospital Ferreira Machado, em Campos, que deu alta à paciente mesmo sem estar em bom estado para ser liberada. Segundo Cláudia Valéria, os médicos alegaram que ela, por ser de São João da Barra, não tinha opção de continuar no hospital.

Desde então, Cláudia Valéria luta pelas cirurgias de alta complexidade que precisa fazer, além de um tratamento que durará dois anos até que ela possa começar a andar. “Esses ferros que estão parafusados na minha perna só podem ficar 15 dias e estão há três meses, já está tudo infeccionado, sinto dores, choro dia e noite”, lamenta Cláudia.

Sem nenhum auxílio a não ser do dono da van, nem no seguro Depvat Cláudia Valéria conseguiu entrada, porque os documentos de entrada do dia do acidente teriam sumido do Centro de Emergência de São João da Barra.

— Desde novembro, ainda internada, pedi à secretaria pelo amor de Deus um socorro, para ser operada, estou acamada, minha filha teve que largar o emprego para cuidar de mim. Tenho um ofício da Defensoria Pública, além de várias declarações de médicos afirmando que meu caso é urgente e grave, mas nem depois do pedido do prefeito a secretaria agilizou minhas cirurgias. Estou na fila há um mês e nove dias. O processo está correndo muito lento e meu estado está piorando — relata.


Segunda a secretária municipal de Saúde, Denise Esteves, a secretaria não tinha um convênio para cirurgias ortopédicas de alta complexidade, que conforme Denise, é competência do Estado. Em reunião com o médico ortopedista do Hospital Escola Álvaro Alvim de Campos, a secretária acertou, nesta quinta-feira, 29, um pacote de dez cirurgias de alta complexidade por mês. “O médico autorizou hoje a internação da paciência Cláudia Valéria para a primeira cirurgia e posteriormente irá avaliar se as outras duas podem ser feitas no Hospital Álvaro Alvim, ou se terá mesmo que ser encaminhada para o Hospital Traumato Ortopedia (HTO), no Rio de Janeiro”, explica Denise.

Ainda segundo a secretária, há outros pacientes aguardando cirurgias de alta complexidade em São João da Barra.




Fonte: SJB online