quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MACAÉ LIDERA RANKING DE TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL


Na quarta-feira (28) o Ministério do Trabalho divulgou o ranking das cidades com casos análogos à escravidão. Em constante crescimento por causa da indústria do Petróleo,Macaé, interior do Rio, se destacou, ocupando o topo da lista. Segundo o MTE, foram 118 trabalhadores libertados na cidade. Todos atuavam no setor da construção civil.

Diante da informação, a prefeitura de Macaé enviou nota ao G1 esclarecendo que há muitos anos o município figura como um dos que mais gera postos de trabalho com carteira assinada do país. "Celeiro de oportunidades gerada pela cadeia produtiva do petróleo e gás, onde os trabalhadores têm respeitados seus direitos, a prefeitura de Macaé lamenta que o município lidere o ranking de trabalho análogo à escravidão em 2014. O governo municipal não compactua e repudia essa situação que mancha a história das relações de trabalho do país", diz trecho da nota.

De acordo com a prefeitura, o ocorrido no setor da construção civil, com 118 trabalhadores na cidade, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi um caso pontual e que não condiz com a história do município.

Em entrevista ao G1, o cheve da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho, Alexandre Lyra, apontou que o MTE aguarda a liberação de um concurso público que deverá preencher mais de 800 vagas de auditor fiscal, o que dará mais efetividade à fiscalização em 2015.

"Esperamos que o Ministério do Planejamento possa liberar a realização do concurso o mais breve possível. Por enquanto trabalhamos com o que temos e a estrutura é boa. Temos auditores em todos os estados e estamos conseguindo atingir os objetivos", declarou Alexandre Lyra.

Em todo o país, 1.590 trabalhadores libertados
O relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho aponta que, em todo o país, foram realizadas 248 ações fiscais em 2014. Um total de 1.590 trabalhadores em situação análoga a de escravo foram resgatados. A Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae) aponta que a efetivação de parcerias inéditas no trato da questão, envolvendo o Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outros.




Fonte: G1