Mostrando postagens com marcador colapso no sistema de águas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador colapso no sistema de águas. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de janeiro de 2015

PLANALTO ESTIMA QUE RESERVATÓRIOS DE SP PODEM SECAR ATÉ JUNHO

(Foto:Ralph Braz)
Em reunião na sexta-feira (23), integrantes do governo federal traçaram cenários sobre a crise em São Paulo e previram que, na possibilidade mais pessimista, os reservatórios da Grande São Paulo podem secar em junho; no mais otimista, em setembro.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltou a defender a transferência da água da represa Billings para os sistemas Rio Grande e Guarapiranga –que estão em situação mais preocupantes.

Para Alckmin, o fato de a Billings ser poluída não é problema, pois há sistemas de tratamento e "membranas ultrafiltrantes capazes de tratar a água". A transferência, que já existe, será intensificada.

A Sabesp, em nota, declarou que o reservatório é usado "há 60 anos e não oferece riscos à população". As afirmações de Alckmin foram feitas neste sábado (24), em eventos na região de Bauru.

Ele comentou também a avaliação do governo federal, de que haverá colapso no sistema nos próximos meses. "Mais de 80% dos moradores reduziram o consumo, com uso racional. Nesta semana, inauguraremos mais meio metro cúbico por segundo do rio Guaratuba para o Alto Tietê. Trabalhamos sem parar."





Fonte: Folha de São Paulo