No município de São João da Barra, a Secretaria de Saúde informou que “são três médicos filiados ao programa Mais Médicos, que estão distribuídos entre as unidades do PSF da Nova São João da Barra (sede), PSF de Atafona (Próximo à Igreja da Penha) e PSF Campo de Areia (5º distrito), completando, assim, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), mais os polos PSF Grussaí, PSF Atafona/Carrapicho, PSF Sede, PSF Barcelos, PSF Mato Escuro, PSF Açu. Tendo, portanto, cobertura de 93% da ESF e 100% da cobertura da Atenção Básica”.
O Ministério da Saúde divulgou que vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contração na Atenção Básica. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Municípios e médicos deverão aderir ao novo edital até o dia 29 de janeiro.
A seleção, aberta no dia 16 de janeiro, integra 4, 24 cidades que ainda não participam do Mais Médicos. No estado do Rio de Janeiro, 36 municípios poderão solicitar novas vagas pelo Programa, entre elas, Campos, que aguarda pela chegada de mais profissionais, e São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, que através das assessorias declaram não haver necessidade de receber mais profissionais do Governo Federal.
A secretaria informou também que a cidade não se cadastrará para receber mais profissionais por “possuir cobertura suficiente e por não estar dentro dos critérios de vulnerabilidade adotados pelo Ministério da Saúde. Os profissionais do Mais Médicos possuem 100% de aprovação pelos moradores das áreas de atendimento”.
Já em São Francisco de Itabapoana, a Secretaria Municipal de Saúde informou apenas que “não aderiu o programa Mais Médico, porque já está inscrito no Provab, programa similar”.
Fonte: Ururau