Mostrando postagens com marcador Ministro da Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ministro da Saúde. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

SÃO JOÃO DA BARRA ALEGA NÃO PRECISAR DE "MAIS MÉDICOS" DO GOVERNO FEDERAL

(Foto: Ralph Braz)
No município de São João da Barra, a Secretaria de Saúde informou que “são três médicos filiados ao programa Mais Médicos, que estão distribuídos entre as unidades do PSF da Nova São João da Barra (sede), PSF de Atafona (Próximo à Igreja da Penha) e PSF Campo de Areia (5º distrito), completando, assim, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), mais os polos PSF Grussaí, PSF Atafona/Carrapicho, PSF Sede, PSF Barcelos, PSF Mato Escuro, PSF Açu. Tendo, portanto, cobertura de 93% da ESF e 100% da cobertura da Atenção Básica”.

O Ministério da Saúde divulgou que vai expandir o Programa Mais Médicos para assegurar profissionais em municípios com dificuldade de contração na Atenção Básica. O novo edital abre uma nova oportunidade para 1.500 prefeituras e garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Municípios e médicos deverão aderir ao novo edital até o dia 29 de janeiro.

A seleção, aberta no dia 16 de janeiro, integra 4, 24 cidades que ainda não participam do Mais Médicos. No estado do Rio de Janeiro, 36 municípios poderão solicitar novas vagas pelo Programa, entre elas, Campos, que aguarda pela chegada de mais profissionais, e São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, que através das assessorias declaram não haver necessidade de receber mais profissionais do Governo Federal.

A secretaria informou também que a cidade não se cadastrará para receber mais profissionais por “possuir cobertura suficiente e por não estar dentro dos critérios de vulnerabilidade adotados pelo Ministério da Saúde. Os profissionais do Mais Médicos possuem 100% de aprovação pelos moradores das áreas de atendimento”.

Já em São Francisco de Itabapoana, a Secretaria Municipal de Saúde informou apenas que “não aderiu o programa Mais Médico, porque já está inscrito no Provab, programa similar”.




Fonte: Ururau

quarta-feira, 19 de março de 2014

CARRO DO MINISTRO DA SAÚDE FICA ESTACIONADO EM VAGA DE DEFICIENTE NA CÂMARA


(Foto: Givaldo Barbosa / O Globo)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi à Câmara nesta quarta-feira para defender o programa Mais Médicos. Enquanto o ministro falava aos deputados, o carro oficial estava estacionado em uma das vagas reservadas a deficientes, no Anexo 3 da Câmara.

Chioro chegou na Câmara por volta das 11h, para participar da audiência na Comissão de Fiscalização e Controle. Por volta das 17h, o ministro ainda estava no prédio, mas o motorista escalado para pegá-lo já o aguardava, dentro do carro, estacionado na vaga irregularmente.

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde admitiu o erro cometido pelo motorista do ministro, mas não soube informar quanto tempo o carro esteve estacionado na vaga. Segundo a assessoria da pasta, o ministro não estava no carro enquanto ele ficou parado no local e o motorista já foi advertido.

No depoimento, Chioro disse que, depois da resistência inicial de alguns setores, hoje não existem mais dúvidas sobre a necessidade do reforço dos médicos estrangeiros. Para sustentar a afirmação, o ministro fez um histórico sobre a carência de profissionais de saúde no país.

Segundo ele, o número de médicos teve um crescimento bem inferior ao de leitos e equipamentos médicos nos últimos anos. Chioro disse ainda que, para resolver o problema a longo prazo, serão criadas 11,7 mil vagas na graduação para estudantes de medicina até 2017.



Fonte: O Globo