quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CERCA DE 10 MIL PARTICIPAM DA CAMINHADA DE SANTO AMARO


Uma multidão pôs os pés na estrada e caminhou cerca de 40 quilômetros até o distrito de Santo Amaro para celebrar o dia do padroeiro da Baixada Campista, comemorado nesta quinta-feira (15) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Mas a romaria começou na noite desta quarta-feira (14) e atravessou a madrugada. Todos com um único objetivo: cumprir uma promessa feita ao santo ou agradecer a graça recebida. A distância não desanimava ninguém.

No percurso uma estrutura foi montada para ajudar os fiéis do santo com pontos de apoio, onde foram distribuídos água, fruta e uma lanterna.

“Fiz a promessa e, há dois anos, venho agradecer a bênção que recebi. É distante, mas vamos até o fim”, disse o vigilante Luiz Carlos Pereira, 58 anos, que estava acompanhado de seis pessoas da mesma família. Quem também fez o percurso até Santo Amaro com a presença da família foi o professor de educação física, Orlando da Silva Neto, 31. “Todos os anos, agradeço o que Santo Amaro e Deus fez por todos nós”, diz.

Mas nem todos fizeram o Caminho de Santo Amaro a pé e havia aqueles que prefeririam pegar a estrada pedalando. Caso, por exemplo, de Marco Antônio Moço, 27, técnico de segurança. Ele foi de bicicleta junto de um grupo de amigos. “Sempre cumpro esse propósito: ir até Santo Amaro de bicicleta. Faço dessa forma por ter um problema no joelho o que me impede de ir andando”, comentou o jovem.

A estimativa era que cada romeiro levasse, em média, entre sete e oito horas caminhando até Santo Amaro. Quem optou pela bicicleta, acreditava que poderia chegar em até quatro horas. Cerca de 10 mil romeiros fizeram o percurso. O Caminho de Santo Amaro é o único caminho religioso do Estado do Rio de Janeiro.




Fonte: Secom