Dom Pedro II (1825-1891) foi o segundo e último Imperador do Brasil. Tornou-se príncipe regente aos seis anos de idade, quando seu pai Dom Pedro I, abdicou do trono. José Bonifácio de Andrada e Silva foi nomeado seu tutor e depois foi substituído por Manuel Inácio de Andrade Souto Maior Pinto Coelho. Aos 15 anos foi declarado maior e coroado Imperador do Brasil.
D. PEDRO II aos 12 anos |
Dom Pedro II (1825-1891) nasceu no Palácio da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil, no dia 02 de dezembro de 1825. Filho do Imperador Dom Pedro I e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina. Ficou órfão de mãe com apenas um ano de idade. Com nove anos perdeu também seu pai. Era o sétimo filho, mas tornou-se herdeiro do trono brasileiro, com a morte de seus irmãos mais velhos. Cresceu aos cuidados da camareira-mor Dona Mariana Carlota de Verna Magalhães Coutinho, mais tarde condessa de Belmonte.
No dia 2 de agosto de 1826, Dom Pedro foi reconhecido como herdeiro da coroa do império brasileiro. No dia 7 de abril de 1831, seu pai Dom Pedro I, que vinha enfrentando severa oposição política, acusado de favorecer os interesses portugueses no Brasil independente, abdica do trono e embarca de volta a Portugal, deixando Pedro como regente, com apenas seis anos de idade.
CONVITE
O Instituto Histórico de Petrópolis em comemoração ao 187º aniversário do
nascimento e em registro aos cento e vinte e um anos do falecimento de Sua
Majestade Imperial, o Imperador D. Pedro II, convida para a seguinte
programação.
SANTA MISSA
Dia 02 de Dezembro de 2012 - Domingo - 11h30
Catedral de São Pedro de Alcântara
Centro - Vila imperial - Petrópolis - RJ
PALESTRA
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na Formação do Jovem
Imperador D. Pedro II
Palestrante - Professor Maurício Vicente Ferreira Júnior,
Associado Titular do IHP e Diretor do Museu Imperial.
Dia 10 de Dezembro de 2012 - Segunda Feira - 18:30hs
Casa de Claudio de Souza
Praça da Liberdade, 247 - Centro - Vila Imperial - Petrópolis - RJ
MUSEU IMPERIAL COM ENTRADA FRANCA
Dia 02 de dezembro, comemoram-se os 187 anos do nascimento do imperador d. Pedro II. Para celebrar, na data, o Museu Imperial/Ibram oferecerá entrada gratuita aos visitantes, além de um concerto com o conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), às 16h, e uma apresentação do Coro Dó Ré Mi, às 19h.