terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MORADORES DO PONTAL DE ATAFONA SOFREM COM A INSEGURANÇA

(Fotos: Ralph Braz)

Moradores do Pontal de Atafona, em São João da Barra, sofrem com a insegurança. Na Rua Feliciano Sodré, a areia tomou conta da rua e pessoas vivem na escuridão já que, no local, seis postes estão sem luz. As ruínas de um prédio também são usadas por usuários de drogas.

O morador Marcelo Faria não suporta mais conviver com a falta de segurança. Segundo ele, nem mesmo o carro da Polícia Militar passa na rua por causa da quantidade de areia, o que acaba atraindo pessoas que querem cometer atos ilícitos.



“Minha casa já foi invadida oito vezes. É total insegurança aqui. Estamos abandonados e ninguém toma uma providência. Como se não bastasse, a rua tá cheia de areia e já fiquei quatro dias sem conseguir entrar com meu carro. A Prefeitura só vem aqui remover em épocas festivas, em que turistas visitam o local. Nós, moradores, ficamos abandonados”, declarou o morador.


Na rua é comum carros ficarem agarrados na areia. Moradores ajudam na remoção dos veículos. A direção do vento também contribui para agravar a situação.

A aposentada Margarida Almeida foi passar o final de semana na praia e confessa que, à noite, fica com medo de bandidos. “Durante o dia a paisagem é linda, mas, à noite, fica uma escuridão tremenda. Fico apavorada, pois a gente tem que ficar trancado em casa”, revelou a moradora.

Nota da prefeitura

A Secretaria de Obras informou que o problema de queima de lâmpadas e reatores está relacionado à qualidade no fornecimento de energia e aos efeitos da maresia. Com as frequentes oscilações, o sistema desarma e não retorna, deixando as vias públicas às escuras. A Prefeitura tem buscado entendimentos com a Ampla – empresa responsável pelo fornecimento de energia, para garantir a qualidade dos serviços, porém, o problema ultrapassa a esfera municipal:

“A questão da iluminação pública não é um problema só da Prefeitura. Temos realizado a manutenção no local, contudo, as oscilações na corrente elétrica provocam o desligamento do sistema, que nem sempre retorna automaticamente, quando a voltagem é estabilizada”. Nelson Patrício informou que a Ampla tem sido acionada no sentido de garantir uma voltagem uniforme, para que haja menos perda de material e redução na queima de lâmpadas e reatores, porém, se o sistema continuar oscilando será mais difícil manter a iluminação pública.

Já a Secretaria de Meio Ambiente pretende, em breve, retirar uma pequena quantidade de areia do local mais prejudicado, mas adianta que para tanto, necessita da liberação do Inea.

A prefeitura informou que o Ibama está proibindo a retirada de areia. A prefeitura junto ao Inea está reivindicando a liberação para que a limpeza possa ser feita no local. 

Vale lembrar que os moradores do município já podem fazer suas reclamações também no Procon, localizado à Rua Coronel Moreira, 04 - Centro ou pelo telefone 2741.8297


Fonte: Terceira Via