sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO EM SJB: INEA DIVULGA NOVO RELATÓRIO



Foi divulgada através de relatório do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea) no último dia 27 de Janeiro, indicando que algumas praias da região estão impróprias para banho por apresentarem um alto número de coliformes fecais. O órgão informou ontem que às prefeituras cabe sinalizar, mas a responsabilidade de entrar ou não, no mar, é das pessoas. De acordo com o último boletim de balneabilidade publicado no site do Inea, as praias de Grussaí, Atafona e Chapéu do Sol , em São João da Barra estão impróprias para banho.


A praia é considerada imprópria para banho quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentam resultado superior a 1.000 coliformes fecais, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes.


A contaminação das praias acontece nesse período devido ao grande volume do rio Paraíba do Sul, que deságua em Atafona, São João da Barra, trazendo consigo vários resíduos que acabam se misturando às águas do mar.