terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MPE RESTRINGE ENTRADA DE JOVENS NO SHOPPING BOULEVARD PARA EVITAR "ROLEZINHO"

(Foto: Ralph Braz)

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, através do promotor Marcelo Lessa Bastos, oficiou o Shopping Boulevar e o 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), em Campos, recomendando medidas para que seja coibida a realização do ‘Rolezinho’, previsto para acontecer nesta quarta-feira (22/01) no shopping, a partir das 14h. O movimento social, que já atingiu várias capitais do Brasil, foi marcado através das redes sociais. 

Entre as medidas preventivas estão a restrição para o ingresso de jovens em número nas dependências do shopping, considerando que este se trata de um local privado, aberto ao público, porém sujeito às normas e regras usuais de bom comportamento para o livre acesso. Também solicitou do 8ºBPM para que, em apoio à segurança do Shopping e para evitar a prática de atos de vandalismo, realize o policiamento ostensivo na entrada do mesmo, intervindo ao menor indício de arruaça ou atos de vandalismo com o emprego dos meios necessários para dispersar os “arruaceiros” e vândalos, caso se manifestem. 

O promotor sugeriu ainda que seja feita diligências reservadas com a finalidade de identificar os líderes do movimento, para posterior responsabilização, se for o caso, bem como recomenda-se que sejam submetidos à revistas preventivas grupos que estejam chegando em grande número e repentinamente ao local. Caso seja encontrado armas ou qualquer outro tipo de objeto que possam ser utilizado na prática de atos de vandalismo. 

A decisão do promotor foi emitida após reunião, nesta terça-feira (21/01), com representantes da direção do Shopping Boulevard e do 8º Batalhão de Polícia Militar, motivada pelo anúncio feito pela imprensa local e rede sociais da realização do “Rolezinho”. 

Na página criada na rede social para mobilizar jovens para o “Rolezinho”, é usado como instrumento convocatório a seguinte informação: “Diante do absurdo praticado pelo Shopping Iguatemi, que esta segregando o jovem negro e periférico a ter acesso a suas dependências, contrariando o ECA, a Constituição, o Código de Defesa do Consumidor, e mais uma pá de coisas, gostaria de reunir a turma para marcar posição contra o absurdo da proibição ao direito de ir e vir dos jovens em São Paulo. Vamos todos dar um rolezinho no Boulevard, a fim de apoiar o direito de trânsito da juventude brasileira”. 

A assessoria de imprensa do Shopping Boulevard, informou o funcionamento será normal nesta quarta-feira e que os clientes podem ficar tranquilos. 

Ainda de acordo com a assessoria, o “Rolezinho” teria perdido força, mas caso realmente aconteça, as medidas protetivas aos clientes e funcionários serão providenciadas.


Fonte: Ururau