terça-feira, 19 de novembro de 2013

PESCADORES PROTESTAM DEVIDO A MORTANDADE DE PEIXES EM SJB


(Foto: Filipe Lemos/ Campos24horas)

Moradores do 5º distrito de São João da Barra encontraram muitos peixes mortos neste fim de semana no Canal Quitingute, no trecho da localidade de Água Preta. O fato gerou um protesto que reuniu cerca de 80 pescadores. Eles interditaram a estrada na localidade na tarde desta segunda-feira(18).

O superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Renê Justen, informou no final desta tarde, em contato por telefone com a redação do Campos 24 Horas, que o fato ocorreu em razão de uma manobra operacional do órgão, com a abertura de uma comporta. Ele descartou o despejo de qualquer tipo de produto químico no canal.

“Os peixes morreram porque faltou oxigênio no trecho do Canal Quitingute perto de Água Preta. Isso se deu por conta de uma manobra operacional que fizemos na semana passada na comporta do canal de São Bento, que é a mesma que abastece o Quitingute. Abrimos uma comporta do Paraíba. A falta de oxigenação que matou os peixes decorre do lodo que se soltou do fundo do canal e se misturou com a água”, explicou Rene Justen.

Ele esclarece que a comporta já foi fechada e a oxigenação nas águas do canal já está se normalizando. “A abertura da comporta se deu com anuência do Comitê das Bacias do Paraíba”, ressaltou Renê Justen.


O representante da OAB, o advogado Bruno Dauaire, esteve no local. O representante dos pescadores, o ex-vereador Delcimar Rodrigues, o Mazinho(foto ao lado) disse aoCampos 24 Horas que os pescadores passam por dificuldades em razão do assoreamento dos canais do 5º distrito.
“O Inea se nega a resolver o problema do assoreamento dos canais do 5º distrito. O Quitingute é um exemplo disse. Foi dragado apenas um trecho de outro canal. E o Inea ainda diz que os pescadores tem de dar seu jeito e pescar em outro lugar. Há pescador daqui indo pescar em Macaé”, desabafou o representante dos pescadores.

“Vocês podem observar que o problema continua. Vários peixes estão próximos a superfície do canal. É um sinal que estão perto de morrer”, disse o pescador M.S.S.


Fonte: Campos24horas