quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FALTA DE SANGUE NO HEMOCENTRO REGIONAL DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma informação sobre a dificuldade de conseguir bolsas de sangue em Campos chegou até à Folha da Manhã. Um paciente de 85 anos, portador de mielo displazia, insuficiência renal e circulatória, internado desde o último dia 21, aguarda por 4 bolsas de sangue do Hemocentro de Campos, tendo conseguido 54 doadores. Com estoque baixo, o órgão disponibilizou na quarta-feira apenas uma bolsa para o paciente, que através de familiares foi levado para o município de Itaperuna, para tentar solucionar o caso.

A informação chegou ao jornal através do senhor Genildo Carlos Azevedo. Ele conta que o sogro, Ennio Tinoco de Sá, se encontra internado há oito dias no Hospital ProntoCardio, aguardando as bolsas de sangue.

“Um grande número de doadores da família foram até o hemocentro, mesmo sabendo que lá não é possível doar apenas para um paciente especifico. Estamos solicitando as bolsas diariamente – por escrito e via telefone — porém a resposta que recebemos é que não tem sangue”, disse Genildo, que é doador desde 2011.

Segundo a diretora do Hemocentro Regional, Daniela Tudesco, nos últimos quinze dias o estoque esteve baixo e além disso o órgão atende, além de Campos, municípios da região.

Na tentativa de solucionar o problema, o vereador Nildo Cardoso, solicitou na última quarta-feira ao governo do Estado, um ônibus para que seja feita a coleta de sangue em outros municípios atendidos pelo Hemocentro.


Fonte: Folha da Manhã