sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DENGUE: SECRETARIA DE SAÚDE DE SJB, NEGA ALTO RISCO DE INFESTAÇÃO

(Foto: Ralph Braz)

A secretaria de estado de Saúde divulgou, nesta semana, o levantamento do índice de infestação do mosquito aedes aegypti, relacionando São João da Barra entre as cidades com alto risco de infestação. A secretaria municipal de Saúde nega a informação e afirma que o índice local é baixo, com taxa inferior a 1%.

O Levantamento do Índice Rápido para o aedes aegypti (LIRAa), realizado em outubro, apresentou índice de 0,7% de infestação no município, valor muito diferente do publicado pelo portal da secretaria de estado de Saúde, que apontou taxa de 4% para a cidade. São João da Barra mantém infestação baixa desde o verão, quando foi realizado o primeiro LIRAa que apontou taxa de 0,5%, ou seja, 5 imóveis com foco a cada mil visitados.

- Mandamos o extrato do LIRAa para o estado apresentando nosso índice real. Não sei o que houve para a publicação sair errada, mas já pedimos a correção e a retratação da secretaria de estado de Saúde perante os meios de comunicação que publicaram a notícia, explicou o coordenador do Núcleo de Controle de Zoonozes, Cláudio Márcio Martins.

São João da Barra tem cerca de 60 agentes de endemias que realizam bimestralmente o ciclo de levantamento de índice mais tratamento (LI + T). Todo o município é controlado pelos agentes que visitam as residências verificando a existência de foco, fazendo a prevenção e o tratamento, quando necessário. 


Fonte: Secom