sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ESPECILAISTAS FALAM DA 1ª JORNADA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA



A I Jornada de Profissionais de Enfermagem em Nefrologia, que acontecerá nos domingos 17 e 24, de novembro no auditório da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), contorá com a participação de vários profissionais especializados em Nefrologia. O evento tem como objetivo capacitar os profissionais para atender pacientes renais nas unidades hospitalares do município. 

O blog Pense diferente conversou com alguns dos palestrantes, que falaram da importância da 1ª Jornada de Profissionais de Enfermagem em Nefrologia para a cidade e região, onde cada um deles destaca o porque de participar da Jornada.

 Leia agora seus depoimentos:


(Fotos: Ralph Braz)
A médica Dra. Lilian Rodrigues Barreto, que é Especialista em Nefrologia, destacou que "a Jornada é importante para a capacitação de profissionais relacionados a área como Nutricionistas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros e os Médicos, estando aberto aos profissionais e estudantes das áreas, para falar das doenças renais e fazer divulgação da própria especialidade, já que as pessoas não tem muito conhecimento do que é realmente nefrologia, e das doenças Renais. 

Na sua visão do evento, o objetivo do evento é informar e fazer uma campanha de prevenção e da importância que realmente é a de fazer a prevenção para principalmente os pacientes que são fatores de risco, como Diabéticos e Hipertensos, que tem um grande risco para evoluir para Doença Renal Crônica." finalizou Dra. Lilian, que irá palestrar no dia 17, sobre o tema as principais patologias que acometem o rim.


O outro palestrante da Jornada o Enfermeiro, Brunno Lessa Xavier que  é docente na Universidade Federal Fluminense(UFF), ressaltou que  a " oportunidade de fundir conhecimento do que tem de mais atual na Nefrologia e em  todas as suas vertentes  no diagnóstico, prevenção e tratamento. A Jornada possui profissionais renomados que irão proferir palestras e debates bem amplos, onde vai ser de grande valia para a comunidade em geral, não só para trabalhadores da área como também  familiares, pacientes, estudantes, onde o conhecimento será bastante válido, sobretudo um assunto que está em voga. Finalizando, encontros como este só vem a engrandecer."


Já o Enfermeiro e coordenador da Jornada,  Renato Francisco Almeida, disse que "a Jornada é importante devido a capacitação do profissional, com o objetivo dos participantes na condição de profissionais e estudantes da área de enfermagem, ou da área da saúde em si e que aprendam a ter o manejo clínico com o paciente Renal, ou seja, vão ter noção do manejo e da prevenção da doença Renal, onde irão aprender a identificar o grupo de risco para a doença, onde os participantes terão aula prática aprendendo a realizar a troca de Dialise Peritonial, noções de prevenção das  patologias, da doença que acometem  os pacientes Renais; por isso a importância dessa Jornada.

Finalizando o objetivo da Jornada é Prevenção, Identificação de Risco, manejo clínico e prático."

INSCRIÇÕES:

As inscrições para a I Jornada de Enfermagem em Nefrologia, devido ao feriadão as inscrições poderão ser realizadas no local do evento, que será no auditório da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF)

Os valores são de R$ 15,00 (para estudantes) ou R$ 30,00 para profissionais).





Fonte: Blog Pense Diferente/ Amigos do Rim