Mostrando postagens com marcador Pacientes Renais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pacientes Renais. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 16 de março de 2015

O DRAMA DOS TRANSPLANTADOS RENAIS DE CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)
Há uma situação, em Campos, que desafia nosso senso de humanidade. Os transplantados renais estão à mercê da burocracia criminosa, que regula a liberação de medicamentos indispensáveis e inadiáveis. Nessa dobradinha maldita estão Estado e prefeitura. Leia o relato de um paciente que sofre na carne esse drama:

Fernando, reclamo junto ao SUS (Ouvidoria) e Secretaria de Saúde Rio, mas de nada adianta. Explicam mas não resolvem o problema e a gente fica mesmo sem medicação. Quem pode compra (minoria) quem não pode fica sem. Outra alternativa seria entrar na justiça, mas devia ser coletiva pela associação dos renais, mas tb não agem dessa forma, para não desagradar a Prefeitura, que seria o alvo direto da ação. É desaminador, restando botar a boca no trombone, o que tb não resolve. Disseram que o meu deve chegar dia 23 de março... Vamos ver. Mas todo mês é uma incerteza só e ficams na mão muitas vezes.

Fernando somos cerca de 500 pacientes renais em Campos. Muitos ficam sem diversos remédios ao longo do mês. Transplantados, creio que uns 120, e todos sofrem com falta de medicamentos. Isso vem de longo tempo. É claro que os tranplantados que ficam sem medicação correm o risco de perda do transpçlante e de complicações piores ainda, até a morte. No caso de perda de transplante com rejeição, envolve cirurgia para retirar o órgão rejeitado e retorno à hemodiálise, procedmento que custa uns R$ 180,00 por sessão X 12 no mês, o que causa um grande prejuízo ao SUS. Fornecer o medicamento, custa bem menos e não prejudica ninguém, fornecendo uma vida mt melhor para o paciente. Mas isso é Brasil. Grato pelo seu carinho, mas tudo que quero é para todos e não só para mim. Abs.

Cá comigo: Vou tratar desse assunto aqui, no blog e no face e peço ajuda a grande rede social, que já contabiliza tantas conquistas, que entre na luta. Não importa contra quem vamos lutar, mas vamos vencer em favor da Vida desses pacientes.






Fonte: Blog Fernando Leite

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PACIENTES RENAIS DE CAMPOS ESTÃO A 5 MESES SEM RECEBER MEDICAMENTOS DO ESTADO

(Foto: Ralph Braz)
Mais de três mil Pacientes Renais de Campos e região estão desde o mês de outubro sem receber medicamentos distribuídos pelo governo do estado do RJ. Medicamentos esses imprescindíveis para o controle e prevenção que o quadro clínico dos pacientes piorem. 

Medicamentos como o Hemax(4000), Noripurum, entre outros estão colocando em risco a vida desses pacientes que precisam destes medicamentos.

Recebi essa denuncia na tarde desta quarta-feira(25), por várias pessoas que me informaram deste grave problema. Nesta quinta-feira irei na farmácia para conversar com pacientes que vão a busca desses medicamentos para escutar o depoimento deles.




Fonte: Blog Pense diferente

quarta-feira, 28 de maio de 2014

VEREADORA SONINHA REQUER CONVÊNIO PARA ATENDER PACIENTES RENAIS DE SJB


A vereadora Sônia Pereira solicitou à Prefeitura para realizar um convênio com hospitais e clínicas particulares para a realização de consultas e internações de pacientes que necessitam de hemodiálise.

(Foto: Paulo Pinheiro)
Fiz esse pedido porque, há duas semanas, convivi com uma senhora daqui, que estava no Hospital Geral de Guarus (HGG) precisando fazer hemodiálise. Então, peço ao prefeito que tente fazer um convênio com unidades particulares porque não dá para esperar pelo SUS, já que sempre há fila de espera. Oferecendo esse convênio aos nossos munícipes, o tratamento será muito mais rápido – explicou Soninha.



Fonte: Ascom

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PACIENTES RENAIS SOFREM EM CAMPOS COM FALTA DE MEDICAMENTOS



Volta a faltar medicamentos imunossupressores, para pacientes transplantados. Os medicamentos são utilizados para que os pacientes não tenham rejeição, com o novo órgão e são entregues pelo governo estadual.

Estou, como em dezembro de 2012, mais uma vez revoltado com o descaso do poder público. O ano passado faltou remédio de paciente renal transplantado e esse ano novamente dezembro negro! Os transplantados renais, como eu, ficaram sem medicação importantíssima esse mês (dez/2013) contra a rejeição do rim transplantado. São medicamentos imunossupressivos que impedem a rejeição do órgão transplantado que somente 5% dos pacientes renais crônicos no Brasil conseguem receber em transplante. A falta dos medicamentos coloca-nos assim em risco de perda do órgão e consequente retorno à hemodiálise e à risco de vida!

Imunossupressores: Ciclosporina 100 mg - 60 comprimidos Azatioprina 50 mg - 90 comprimidos.


Fonte: Blog Fernando Leite




sexta-feira, 15 de novembro de 2013

ESPECILAISTAS FALAM DA 1ª JORNADA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA



A I Jornada de Profissionais de Enfermagem em Nefrologia, que acontecerá nos domingos 17 e 24, de novembro no auditório da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), contorá com a participação de vários profissionais especializados em Nefrologia. O evento tem como objetivo capacitar os profissionais para atender pacientes renais nas unidades hospitalares do município. 

O blog Pense diferente conversou com alguns dos palestrantes, que falaram da importância da 1ª Jornada de Profissionais de Enfermagem em Nefrologia para a cidade e região, onde cada um deles destaca o porque de participar da Jornada.

 Leia agora seus depoimentos:


(Fotos: Ralph Braz)
A médica Dra. Lilian Rodrigues Barreto, que é Especialista em Nefrologia, destacou que "a Jornada é importante para a capacitação de profissionais relacionados a área como Nutricionistas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros e os Médicos, estando aberto aos profissionais e estudantes das áreas, para falar das doenças renais e fazer divulgação da própria especialidade, já que as pessoas não tem muito conhecimento do que é realmente nefrologia, e das doenças Renais. 

Na sua visão do evento, o objetivo do evento é informar e fazer uma campanha de prevenção e da importância que realmente é a de fazer a prevenção para principalmente os pacientes que são fatores de risco, como Diabéticos e Hipertensos, que tem um grande risco para evoluir para Doença Renal Crônica." finalizou Dra. Lilian, que irá palestrar no dia 17, sobre o tema as principais patologias que acometem o rim.


O outro palestrante da Jornada o Enfermeiro, Brunno Lessa Xavier que  é docente na Universidade Federal Fluminense(UFF), ressaltou que  a " oportunidade de fundir conhecimento do que tem de mais atual na Nefrologia e em  todas as suas vertentes  no diagnóstico, prevenção e tratamento. A Jornada possui profissionais renomados que irão proferir palestras e debates bem amplos, onde vai ser de grande valia para a comunidade em geral, não só para trabalhadores da área como também  familiares, pacientes, estudantes, onde o conhecimento será bastante válido, sobretudo um assunto que está em voga. Finalizando, encontros como este só vem a engrandecer."


Já o Enfermeiro e coordenador da Jornada,  Renato Francisco Almeida, disse que "a Jornada é importante devido a capacitação do profissional, com o objetivo dos participantes na condição de profissionais e estudantes da área de enfermagem, ou da área da saúde em si e que aprendam a ter o manejo clínico com o paciente Renal, ou seja, vão ter noção do manejo e da prevenção da doença Renal, onde irão aprender a identificar o grupo de risco para a doença, onde os participantes terão aula prática aprendendo a realizar a troca de Dialise Peritonial, noções de prevenção das  patologias, da doença que acometem  os pacientes Renais; por isso a importância dessa Jornada.

Finalizando o objetivo da Jornada é Prevenção, Identificação de Risco, manejo clínico e prático."

INSCRIÇÕES:

As inscrições para a I Jornada de Enfermagem em Nefrologia, devido ao feriadão as inscrições poderão ser realizadas no local do evento, que será no auditório da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF)

Os valores são de R$ 15,00 (para estudantes) ou R$ 30,00 para profissionais).





Fonte: Blog Pense Diferente/ Amigos do Rim