O corpo de Oscar Niemeyer foi embalsamado e deixou a Santa Casa de Misericórdia de Inhaúma, no subúrbio do Rio, por volta das 6h30 desta quinta-feira (6). O corpo chegou ao Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, às 6h50. De lá, após a celebração de uma missa para familiares e amigos, segundo a viúva Vera Lúcia Cabreira, será levado para o Aeroporto Santos Dumont para embarcar em um voo fretado rumo a Brasília, onde será velado no Palácio do Planalto.
O arquiteto, que completaria 105 anos no próximo dia 15, morreu às 21h55 desta quarta-feira (5), em decorrência de infecção respiratória. Ele estava internado no Samaritano havia pouco mais de um mês.
Ainda nesta quinta, segundo o prefeito Eduardo Paes, o corpo retorna ao Rio, à noite, onde ficará no Palácio da Cidade. O enterro está marcado para sexta-feira (7), no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A família ainda não divulgou o horário da cerimônia.
Horas após a confirmação da morte de Niemeyer, o prefeito foi ao hospital para cumprimentar os parentes do arquiteto. Paes disse que o último encontro com Niemeyer aconteceu há três meses.
“Perdemos um grande brasileiro. Ele acreditou até o fim nos seus ideais. Jantei com ele há três meses e ele só falava de futuro”, disse.
Luto oficial
Paes decretou luto oficial de três dias, no Rio de Janeiro, após a morte de Niemeyer. Em nota enviada, na noite desta quarta-feira (5), ele lembrou as principais obras do aquiteto na cidade.
Fonte: G1