Nessa segunda-feira (26) foi realizada uma ação pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) com o intuito de prestar apoio e encaminhar as pessoas em situação de rua para os abrigos da cidade. Essa operação já chegou a prestar assistência às pessoas que se alocavam no coreto da cidade, na Praça da Liberdade.
Em nota, a Prefeitura comentou que o trabalho é liderado pela Secretaria de Assistência Social, com apoio da Guarda Civil e da Companhia Municipal de Desenvolvimento (COMDEP), e passou por diversos pontos no Centro, Cascatinha e Morin.
Ainda na ação, houve serviços de limpeza (remoção de lixo e entulho) e segurança nos espaços que geralmente são ocupados pelas pessoas em situação de rua.
Segundo dados do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) de janeiro a agosto de 2025, 1.639 atendimentos a pessoas em situação de rua foram registrados no município, sendo em maior demanda entre final de maio e agosto, com 832 atendimentos prestados para 118 indivíduos diferentes. Somente em agosto de 2025, a Secretaria de Assistência Social e o Ministério do Desenvolvimento registraram 305 pessoas em situação de rua inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, uma redução de 26 pessoas em comparação a 2023.


