quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

"Dança das cadeiras" marcou primeiro ano da gestão de Hingo Hammes em Petrópolis



Pouco mais de um ano após o início da atual gestão municipal, o prefeito Hingo Hammes já promoveu sete alterações no comando das secretarias, incluindo a exoneração, a pedido, do então secretário de Turismo, Pablo Kling, anunciada na terça-feira (13). As mudanças atingiram setores estratégicos da administração, mas não representaram grandes novidades do ponto de vista da condução das políticas públicas.

A Secretaria de Educação foi a que mais registrou trocas Alexandre Gurgel comandou a pasta no início do governo, sendo substituído por Ana Carolina Kapler, que atuou de forma interina até a nomeação de Poliana Ferrarez, atual titular.

Na área da Saúde, uma das mais problemáticas, Luís Cruzick deixou o cargo para a entrada do vereador Aloísio Barbosa. Cruzick passou a assumir a direção do Sehac, que estava sem comando após a saída de Gustavo Carneiro.


As primeiras mudanças ocorreram logo no início do governo, quando Gilda Beatriz desistiu de assumir a Secretaria da Mulher e da Pessoa com Deficiência e retomando sua cadeira de vereadora na Câmara Municipal. Atualmente, a vaga é ocupada interinamente pela chefe de Gabinete, Rosângela Stumpf, enquanto a pasta da Pessoa com Deficiência foi extinta e incorporada à Secretaria de Esporte, comandada por Leandro Kronemberger.

Outra alteração ocorreu na Secretaria de Meio Ambiente, deixada pelo vice-prefeito Baninho, que alegou problemas de saúde. O cargo passou a ser ocupado por Pedro Alcântara.

Mudanças também na Câmara

Três mudanças mexeram diretamente na configuração da Câmara Municipal. Em janeiro de 2025, o vereador Carlos Alberto assumiu a vaga deixada por Fred Procópio, nomeado secretário de Planejamento e Orçamento. Em fevereiro, Henrique Laranja assumiu a vaga de Gilda Beatriz, também nomeada no Executivo, porém ficou apenas 14 dias como vereador, após a saída da mesma do governo. Já Domingos Protetor retornou ao Legislativo em novembro, após a nomeação de Aloísio Barbosa na Saúde.

A dança das cadeiras tende a continuar nos próximos meses com a proximidade das convenções partidárias e as definições visando as eleições para deputados estaduais e federais.