As projeções para o Verão 2026 indicam um dos períodos mais aquecidos dos últimos anos para o turismo brasileiro, cenário que reforça o potencial de Petrópolis como destino estratégico na Região Sudeste. A Embatur (Empresa Brasileira de Turismo) projeta que 40 milhões de brasileiros circulem por destinos turísticos até o fim da temporada de verão, movimentando toda a cadeia do setor. De acordo com dados do Ministério do Turismo, as viagens de lazer neste período devem gerar uma injeção de aproximadamente R$ 148,3 bilhões na economia nacional, refletindo um consumidor mais disposto a viajar e a investir em experiências completas.
Embora o litoral siga como principal escolha no verão, destinos de serra, natureza e patrimônio histórico ganham protagonismo como alternativas para quem busca descanso, clima ameno e experiências diferenciadas. Para o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros, esse movimento favorece diretamente a cidade. Pesquisas do MTur indicam que cresce a busca por destinos além do litoral.

“Petrópolis se encaixa perfeitamente nesse novo comportamento do turista, que busca equilíbrio entre lazer, bem-estar, gastronomia e contato com a natureza, sem abrir mão da infraestrutura e da proximidade com grandes centros urbanos”, afirma Fabiano Barros. Petrópolis tem 6,5 mil leitos em 118 meios de hospedagem, a maior capacidade da região serrana além de ser ímpar na pluralidade de opções.
“O que a gente ouve sempre é a frase ‘lembra daquelas férias em Petrópolis?’, o que coloca a cidade no emocional do turista como inesquecível. Temos muitos visitantes que retornam a cidade com filhos e netos para reviver períodos de encantamento que tiveram com Petrópolis”, aponta o presidente do PC&VB.
Outro fator que contribui para esse cenário é o crescimento do turismo internacional. Após encerrar 2025 com o recorde histórico de 9,3 milhões de visitantes estrangeiros, o Brasil projeta novo avanço para o verão 2025/2026. No Rio de Janeiro, a expectativa é de aumento de 12% na chegada de turistas internacionais, movimento que tende a refletir também nos destinos do interior do estado.
“Petrópolis faz parte do roteiro desses visitantes, seja como extensão da estadia na capital ou como destino principal. Nosso patrimônio histórico, a hotelaria qualificada e a oferta cultural são diferenciais importantes nesse contexto”, destaca o presidente do PC&VB.
Diante desse cenário, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau reforça a importância do planejamento e da promoção integrada do destino. “O Verão 2026 representa uma oportunidade concreta de fortalecimento do turismo local, com impactos positivos na hotelaria, na gastronomia, no comércio e na geração de empregos”, aponta Fabiano Barros.


