terça-feira, 13 de setembro de 2016

São João da Barra e Campos fora do mapa do turismo


O mapa do turismo do Rio de Janeiro mudou. O estado reduziu de 92 para 71 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas. Municípios como Campos e São João da Barra ficaram de fora, segundo mostrou a coluna Painel, do jornalista Saulo Pessanha. Por outro lado, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana aparecem na região turística catalogada como “Costa Doce”. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.



O município de Campos não constar no mapa não é surpresa para a diretora de Turismo de Campos, Ana Neri de Alvarenga. Segundo ela, o mapa do turismo do Estado do Rio leva em consideração os municípios indutores, que tem vocação muito própria para o turismo como mar, beleza natural e matas. “Em Campos estamos em trabalho constante para colocar o município de vez nesse mapa pela sua vocação história e pela área do Parque do Desengano. Por outro lado, no estado do Rio, o município se destaca pelo turismo religioso, com a caminhada de Santo Amaro, de 39 quilômetros e roteiro próprio. É o único roteiro de peregrinação no Estado”, disse.

O município de São João da Barra que esse ano também foi transformando, através de uma lei estadual em capital da Festa Junina, também não aparece no mapa do Ministério do Turismo 2016, publicado em julho.

Dentro das regiões aparecem os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema e Natividade na categoria “Águas do Noroeste”.

Na “Costa do Sol” estão os municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns.

Instrumento de orientação para atuação

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

Categorização — Os 71 municípios do Rio presentes no Mapa do Turismo se dividem em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.








Fonte: Folha da Manhã