terça-feira, 20 de setembro de 2016

Mãe cobra remédios para filho com microcefalia em Campos

(Foto: Marcos Gonçalves)
Sem conseguir medicamentos para tratar o filho com microcefalia, a dona de casa Simone Almeida, de 45 anos, pede a regularização da distribuição dos remédios no Departamento de Assistência Farmacêutica (Daf) da secretaria municipal de Saúde de Campos.

A dona de casa diz que o filho precisa de Haldol gotas, Fenergan 25 mg e Trileptol 600 mg, que, segundo ela, estão em falta na farmácia pública do município há aproximadamente 8 meses. Simone mora no Parque Santa Clara, em Guarus, e explicou que o filho, portador de sequelas por asfixia e leve retardo mental, depende de acompanhamento neurológico regular e faz uso diário das substâncias para não sofrer crises que resultam internação hospitalar. 

- Cada caixa de Trileptol com 60 comprimidos custa cerca de R$ 95. E meu filho precisa de três comprimidos por dia. Só estou conseguindo comprar com a ajuda de amigos e familiares -, afirmou. 

Por meio de nota, o Departamento de Assistência Farmacêutica da secretaria municipal de Saúde afirmou que os medicamentos Haldol gotas e Fenergan 25 mg não estão em falta nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quanto ao Trileptol 600mg, o DAF informou que este remédio faz parte da lista de medicamentos adquiridos por meio de processo administrativo e que sua distribuição não seria de responsabilidade da Prefeitura. Na nota, o Daf ainda informou que existem outros medicamentos que podem ser substituídos com oferta na rede e que, para isso, a mãe da paciente deverá consultar o médico que acompanha o filho e saber da possibilidade da substituição.










Fonte: Folha da Manhã