quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Maré baixa em Atafona, mas ressaca deixa Defesa Civil em alerta

(Foto: Defesa Civil)
A maré baixou nesta terça-feira (20/09) na região de Atafona, em São João da Barra, no Norte Fluminense, e a situação no litoral está voltando à normalidade, segundo informou o coordenador de Defesa Civil Municipal, Felício Valiengo. De acordo com ele, as operações na área se encerram nesta quarta-feira (21/09).

No último fim de semana – sábado (17/09) e domingo (18/09) e nesta segunda-feira (19/09), a maré alta causou transtornos no Pontal de Atafona. O fenômeno chegou a atingir 1,70 metros acima do nível do mar, atingindo duas ruas. Das cerca de 50 famílias que vivem no local, pelo menos 30 foram afetadas e precisou levantar os móveis dentro das casas para evitar perdas.

Nesta terça-feira (20/09) à tarde, uma frente fria com vento de predominância de sul para norte, com rajada de 35 km aproximadamente, chegou à região. Por conta disso, segundo o coordenador, a Marinha do Brasil orientou para que o órgão fique atento quanto à previsão de ressaca nos próximos dois dias.

“Mesmo com a redução do nível da maré, nós permanecemos em estado de alerta mais acentuado para aquela região (Atafona), em função até de uma ressaca que está prevista na região a partir de amanhã (quarta-feira). Não houve necessidade de remover ninguém de suas residências. Houve mais transtornos do que propriamente danos”, informou Felício.

FENÔMENO
A elevação do nível da água do mar em Atafona foi causada por um fenômeno chamado “maré de sizígia”, que acontece quando a correnteza recebe influências do sol e da lua em atuação conjunta, causando as já conhecidas “super-marés”. Segundo Felício, maré de sizígia ocorre duas vezes por ano — normalmente nas transições entre verão e outono e entre o inverno e a primavera —, e como o Pontal é uma região que fica no nível do mar, vive o reflexo do fenômeno também duas vezes no ano. O anterior foi entre março e abril deste ano.







Fonte: Ururau