sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Hemodiálise pode parar por falta de pagamento em Campos


Pacientes que sofrem de problemas renais e precisam de hemodiálise poderão ficar sem o tratamento a partir da próxima segunda-feira (3). Segundo a Clínica Pró-Rim, responsável pela prestação dos serviços de saúde de média e alta complexidade, a Prefeitura de Campos tem uma dívida de R$ 1.637.250,00. O valor seria referente ao acumulado pelos serviços prestados pela terceirizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor-técnico da clínica Pró-Rim, Raymundo Martins Santiago Neto, a possibilidade de suspensão do procedimento para novos pacientes é decorrente da falta dos pagamentos da secretaria municipal de Saúde. Raymundo disse ainda que foram feitas várias tentativas para resolver o problema junto ao poder público municipal. Segundo o diretor, também foram feitas reuniões, informes e notificações, no entanto, até essa quinta-feira (29), nenhum parecer oficial foi emitido.

— O acolhimento ao procedimento para novos pacientes ainda não foi paralisado, pois trata-se de um serviço essencial. Entretanto, chegamos ao limite e se o município não se posicionar oficialmente, os serviços serão interrompidos — contou Raymundo.

À frente da Associação Amigos do Rim (AAR), a coordenadora e co-fundadora da instituição Greice Vasconcelos demonstrou preocupação com a situação.

— Suspender a diálise de um paciente é o mesmo que decretar a sua sentença de morte — afirmou a coordenadora.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos, mas nenhum retorno foi obtido até o fechamento desta matéria.








Fonte: Folha da Manhã