O transtorno causado pela maré alta em São João da Barra levou uma empresa de limpeza pública ao Pontal de Atafona para começar o bombeamento da água acumulada. Na manhã desta segunda (19), uma equipe da Defesa Civil realizou o escoamento da água de volta para o mar. A vala criada atingiu o objetivo previsto, mas a ação ocorrida nesta manhã foi necessária para retirar o acúmulo restante. Uma equipe de controle de Zoonose já está fazendo a detetização da área para controlar tanto os mosquitos quanto as larvas. Antes da chegada da equipe, moradores fizeram uma mobilização para começar a limpeza.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Felício Valiengo, a maré da madrugada desse domingo foi mais forte que a desse sábado, fazendo com que o nível da água passasse de 30 cm para 35 cm.
– Como se trata de uma região muito plana, essa variação, apesar de pequena, causou danos um pouco maiores, mas não houve a necessidade de retirada de moradores do local –, disse.
O estado de alerta permanece até esta terça-feira (20) devido ao ciclone extratropical, fenômeno ocorrido que levou o mar a subir em diversos pontos do país. Na costa do estado do Rio de Janeiro, os efeitos começaram a ser sentidos entre a madrugada e a manhã do dia 16 de setembro.
Pior – A maré da madrugada desse domingo foi mais forte que a desse sábado, fazendo com que o nível da água passasse de 30 cm para 35 cm.
Fonte: Folha da Manhã