sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Ministro confere potencial do Porto do Açu

(Foto: Michelle Richa)
O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira esteve nessa quinta-feira (29) em visita técnica ao Porto do Açu e ao Distrito Industrial de São João da Barra onde confirmou a potencialidade do empreendimento para a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a segunda no estado e a primeira na região Norte Fluminense. Empolgados, a previsão do ministro e dos integrantes do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) é a criação da ZPE no início do ano que vem.

— Tenho certeza que uma ZPE aqui no Porto do Açu pode trazer amplo desenvolvimento não só para a região, mas para todo o país. Nós estamos muito entusiasmados com este projeto — disse o ministro Marcos Pereira. Ele, inclusive, presenciou um navio atracando no terminal Multicargas para embarcar a primeira carga de projeto do porto — peças de uma plataforma desmontada.

Para viabilizar o projeto o Governo do Estado apresentou um memorando para que o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços possa avaliar. “Adianto que nossa avaliação é super positiva”, disse Pereira.

O ministro é presidente do Conselho, que é composto por membros dos Ministérios da Fazenda; Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Integração Nacional; Meio Ambiente e Casa Civil da Presidência da República. O Conselho é responsável por recomendar ao Presidente da República a criação de ZPEs no país, que são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação. Entre as indústrias que podem ser beneficiadas com a instalação da ZPE no DISJB estão a de beneficiamento de rochas ornamentais do Espírito Santo e a do café, de Minas Gerais.

“A ZPE é um grande passo para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Norte Fluminense e atende às necessidades que existem na região sudeste em termos de logística portuária”, afirmou José Magela, presidente da Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu.

Os deputados Júlio Lopes e Roberto Sales estavam na comitiva. Lopes, vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, ressaltou a importância da criação da ZPE para o Norte e Noroeste Fluminense. “Fizemos a indicação legislativa, apresentamos ao Presidente da República, e hoje todo o Conselho de avaliação da ZPE está aqui para tornar este projeto realidade”, disse.

O prefeito de São João da Barra, José Amaro Neco e a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, foram convidados, mas não compareceram.

Ferrovia Rio-Vitória tem projeto completo

O governador em exercício Francisco Dornelles não esteve presente, mas mandou representante. “Hoje, o Açu é o porto que tem a maior perspectiva de recebimento de volume de carga no Brasil, para um futuro próximo. Por isso, além da ZPE, é fundamental um sistema de transporte de alta capacidade, que será encabeçado pela ferrovia Rio-Vitória, já com projeto completo”, disse o subsecretário de Transportes do Estado Rio, Delmo Pinho.

A presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Conceição Ribeiro, e a subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (SEDEIS), Dulce Ângela, que representaram o governo do estado.

Vantagens — Um dos diferenciais do Porto do Açu é o seu Terminal Multicargas (T-MULT), que conta com 500 metros de cais. O terminal já movimenta bauxita, coque e cargas de projeto.

Além disso, a região Norte fluminense contará com um ramal rodoviário, a RJ 244, que ligará o DISJB à BR101, e um ramal ferroviário, a EF-118, que ligará o DISJB e o Porto às cidades do Rio e Vitória. A ferrovia, de alta capacidade, possibilitará o transporte de diversos produtos. O número de empresas na região também tende aumentar.







Fonte: Folha da Manhã