sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Justiça multa O Dia por pesquisa irregular realizada em Quissamã e ação contra Fátima Pacheco

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O jornal O Dia foi condenado a retirar de seu site a notícia sobre uma pesquisa eleitoral realizada em Quissamã, considerada irregular pela Justiça Eleitoral. O jornal também foi condenado a pagar uma multa de R$ 10 mil. A juíza Márcia Regina Sales Souza também já havia determinado busca e apreensão dos exemplares do jornal. As irregularidades começaram porque a pesquisa foi registrada em nome da empresa R.M. Mariath Serviços de Propaganda e Marketing, com sede em Nova Friburgo, porém foi divulgada em nome da empresa Virtú Consultoria, que funciona Recife. A R.M. Mariath já responde a vários processos por suspeitas de fraudes em pesquisas eleitorais. 

Ela pertence ao ex-subsecretário de Comunicação de Silva Jardim, Ricardo Machado Mariaht. Reconhecendo as irregularidades, a juíza determinou a retirada imediata da notícia no site do jornal e a busca e apreensão dos exemplares. 

Além do jornal e do Instituto, também é representada na ação a candidata Fátima Pacheco (PTN). Outro fato que gerou suspeitas foi o de que a empresa R.M. Mariaht tem endereço no mesmo local onde funciona a sede do partido PEN (Partido Ecológico Nacional) que, coincidentemente, em Quissamã apoia a candidata Fátima. Várias pesquisas realizadas pela R.M. Mariaht, e publicadas pelo jornal O Dia, na cidade de Silva Jardim também foram proibidas de serem veiculadas por apresentarem indícios de fraudes.







Fonte: O Dia