sábado, 17 de setembro de 2016

Acupuntura no tratamento estético e obesidade


Doutora Karina Aparecida Barcelos Teixeira Fisioterapeuta e Acupunturista esclarece algumas dúvidas sobre acupuntura.

O que é a acupuntura?

É uma técnica que atua através de estímulos, sejam eles por agulhas, laser, semente, aquecimento ou até mesmo por meio do tuiná (massagem chinesa), que visa o equilíbrio do corpo e da mente para cada patologia.

Fale-nos um pouco sobre acupuntura estética.

A acupuntura estética busca resgatar uma beleza que vem de dentro para fora, através do reequilíbrio dos sistemas circulatório, neurovegetativo e hormonal. Com isso, é possível tratar: rugas, linhas de expressão, olheiras, retenção de líquido, ansiedade e obesidade, dentre outras patologias.

E para controle de obesidade, como funciona?

Serve para ativar áreas endócrinas, fazendo com que o processo metabólico funcione em harmonia e equilíbrio, acelerando consequentemente a queima calórica e possibilitando a perda de peso, além de controlar a ansiedade que é muito comum em pessoas acima do peso, e que na maioria das vezes age como vilão para quem precisa emagrecer.

Em quanto tempo o paciente já consegue ver resultado?

Os resultados da acupuntura estética em algumas patologias são vistos rapidamente, cerca de 3 a 4 sessões, porém essa é uma média pois cada organismo reage de uma forma ao tratamento. Por isso é fundamental fazer uma avaliação minuciosa do paciente.

E como funciona esta avaliação?

A avaliação é o momento fundamental do tratamento, pois o profissional, especialista em tratamento de acupuntura estética, vai fazer uma análise profunda do caso do paciente, visto que é preciso avaliar o padrão de obesidade yin ou yang (ou seja, se temos um padrão que acumula frio ou calor na linguagem da medicina tradicional chinesa. A grande preocupação quanto a avaliação se dá pois, uma vez feita errada, a doença ao invés de ser tratada pode ser aprofundada.

Existem outras patologias que podem ser tratadas na acupuntura?

Inúmeras, dores das mais simples às mais complexas, enxaqueca, ansiedade, insônia, pânico, TDAH, depressão, AVC, dentre outras.

E tem idade para o tratamento iniciar?

A acupuntura pode ser feita inclusive em bebês, com técnicas indolores e também em idosos, desde que com avaliação profissional.



Drª Karina Aparecida Barcelos Teixeira
Mestranda em Ciências das Religiões -Mestrado Profissional
Fisioterapeuta e Acupunturista
Clinica CCRIMSA – Rua do Gás, 991 – IPS
Tel 22-3052-0960
Campos dos Goytacazes- RJ