(Foto: Divulgação) |
O candidato Armando Carneiro (PSB) venceria no dia 2 de outubro até mesmo se Quissamã pudesse ter uma disputa eleitoral em dois turnos. Isso é o que a pesquisa do instituto Pro4, realizada no dia 14 de setembro com 600 quissamaenses. Excluindo os votos brancos, nulos e os indecisos, da mesma forma como faz a Justiça Eleitoral na apuração, Armando tem 51,4% das intenções de votos. Em cidades com mais de 200 mil eleitores, o que não é o caso de Quissamã, para ser eleito em turno único é preciso 50% dos votos mais um. Mas o cenário não pode ser considerado definido.
A segunda colocada é Fátima Pacheco (PTN), com 41,4%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos, eles não estão distantes. Candidato à reeleição, Nilton Furinga (PSDB) tem 6,1%. Já Djamim Ferreira (PRTB) tem 1,1%.
O Pro4 também revelou os números da pesquisa espontânea. Quando o nome de nenhum candidato é apresentado, Armando aparece com 37,7%. Fátima tem 30,3%. Depois aparece o atual prefeito com 5%, seguido por Djamim, com 0,7. Brancos e nulos somam 2,5% e não souberam ou não responderam, 23,8%.
Na estimulada, Armando chega a 45,2%, seguido por Fátima com 36,3%. Furinga tem 6% e Djamim, 1%. Brancos e nulos somam 2,5% e não souberam ou não responderam, 9,7%.
Furinga lidera na rejeição. O prefeito aparece com 48%, seguido por Armando com 12%, Fátima com 9,5% e Djamaim com 8,2%. Entre os entrevistados, 7,8% afirmaram que poderiam votar em todos, ante 3,2% que não votariam em nenhum. Não soube ou não respondeu sobre a rejeição, 11,2% dos entrevistados.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto | Pro 4