sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Longa espera no Hospital São José para marcar consulta

(Foto: Reprodução)
É muito ruim esperar de 7h até 13h para marcar uma consulta. Um absurdo a saúde de Campos”. O desabafo é da dona de casa Rosinei Viana Zacarias, 43 anos. Ela é uma das dezenas de pessoas que passaram a manhã desta quinta-feira (22) na fila para marcação de consultas para dermatologista no Hospital São José (HSJ), em Goitacazes, na Baixada Campista. Na fila, os relatos eram de que pelo menos 100 pessoas estiveram no hospital pela manhã. No momento em que a equipe da Folha esteve no local, por volta das 12h, havia cerca de 50 pessoas na fila. Enquanto isso, o HSJ segue em obras, que se arrastam desde de 2012.

— Estou passando a manhã toda aqui. Agora está começando o início da tarde e permaneço na fila. A única coisa que falaram é que a lentidão seria porque o sistema está lento. Cheguei 7h e até agora (12h12) nada. Vim com minha filha, de 8 anos, que pelo visto não vai nem conseguir ir para a escola. Também tinha mulher com criança de colo aqui, esperando por mais de cinco horas. Isso porque ainda corro o risco de chegar minha vez e falarem que terminou. As pessoas têm que tirar a diferença na hora de votar — disse Rosinei.

Ainda segundo ela, o problema é recorrente. “Isso sempre acontece. Dia 14, por exemplo, vim marcar para ortopedista. Cheguei 7h e saí só 12h20. Quando chega por volta de 12h, alguns funcionários param para almoçar. Então eles vão se alimentar, não tem substituição e fica mais lento ainda, sendo que a gente continua na fila e com fome”, comentou.

Uma aposentada de 65 anos, que preferiu ter a identidade preservada, também falou sobre as dificuldades para marcação de consulta. “Tinha gente desde 5h30 naquele lugar e que só saiu 11h30. São seis horas numa fila. É muito tempo. Eu cheguei 8h e estou saindo pouco depois de 12h. Um horror essa fila. Tinha gente com criança no colo, gente passando mal. Precisam rever isso”, relatou.

Um autônomo, que também preferiu não se identificar, desistiu de esperar e preferiu ir para casa. “Fiquei 45 minutos aqui. Como vi que tem gente por mais de cinco horas esperando, tô desistindo. Não posso perder meu dia de trabalho pra marcar consulta. Infelizmente”, relatou.

Em resposta enviada através da superintendência de Comunicação da Prefeitura de Campos, a administração da UPH São José informou que "entrou em contato com a empresa responsável pelo sistema de marcação de consultas, e que a mesma realizou, nesta quinta-feira (22), a substituição de um equipamento para melhoria do sinal e da conectividade do sistema de marcação na unidade". A Prefeitura também foi questionada sobre o andamento das obras na unidade hospitalar, mas não se pronunciou sobre o assunto.

Obras — Com valor de R$ 6.457.995,89, a reforma e ampliação do hospital ainda não foram entregues. Segundo matéria publicada no site oficial da Prefeitura em julho de 2014, as intervenções teriam “previsão de entrega para o segundo semestre de 2014”. No começo de 2015, a Prefeitura informou que 70% das intervenções já estavam concluídas. A obra está orçada em R$ 6.457.995,89, mas a placa, em 24 de outubro de 2013, quando a Folha também esteve no local, mostrava 6.327.363,49.







Fonte: Folha da Manhã