sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mercado Municipal de Campos faz 95 anos sem festa

(Fotos: Blog Campos Fotos | João Pimentel)
O Mercado Municipal de Campos completou 95 anos de fundação nesta quinta-feira (15). No entanto, a data comemorativa passou em branco e nenhuma celebração especial foi promovida. Segundo a diretoria do local, o atual cenário político e financeiro do município não foi favorável para a realização das festividades previstas para o período. Inaugurado em 15 de setembro de 1921, o prédio histórico de 120m de comprimento por 25m de largura, inspirado na arquitetura francesa do Mercado de Nice, aguarda há cerca de dois anos o início das obras de restauração da estrutura e do entorno, previstas no projeto de revitalização do Centro Histórico do município. 



A três meses e meio do final do ano, uma promessa da prefeita Rosinha Garotinho (PR) fica cada vez mais difícil de ser cumprida. Ela se comprometeu a concluir todas as obras que começou até o final do mandato, que se encerra em 31 de dezembro deste ano.



De acordo com diretor do mercado, Sidney Garcez, as obras de revitalização do prédio histórico não foram iniciadas devido as solicitações dos permissionários e feirantes que temem queda nas vendas caso a transferência das atividades para espaço provisório, na rua Benta Pereira, também no Centro, seja efetivada. “Os trabalhadores estão aqui há muito tempo e têm medo de levarem prejuízo neste período de crise. Eles fizeram dois abaixo-assinados, em dezembro do ano passado e em julho deste ano, para continuarem onde estão. Para eles, é melhor ficar, mesmo que o atual espaço necessite de obras”, contou o diretor.

Há 51 anos no Mercado Municipal, o vendedor de ovos Ananias Crespo, 70 anos, disse estar feliz de continuar no mesmo local. “Criei um casal de filhos e quatro netos aqui e estou muito satisfeito por participar da construção da história deste lugar”, disse.

Camelódromo — Bem ao lado do Mercado Municipal, as obras de construção do novo Centro Comercial Michel Haddad, o antigo camelódromo, estão em andamento. A obra orçada em R$ 9.985.938,34 se arrasta há dois anos, com polêmicas e protestos dos permissionários.

A equipe de reportagem procurou a Prefeitura para saber sobre a obra no Mercado Municipal, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

HISTÓRIA:



Dia 15 de setembro de 2013, o Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes comemorou os seus 92 anos de existências, data importante para todos os campistas. No dia 15 de setembro de 1921, às 16 horas, era inaugurado o novo Mercado Municipal (que na época ficou conhecido como Mercado Novo) pelo Dr. César Tinoco, prefeito do Município (de acordo com publicação do Jornal Monitor Campista do dia 16 de setembro de 1921), que pronunciou ligeiro discurso, e deu o Mercado por inaugurado, franqueando o seu uso ao povo. Estiveram presentes muitas autoridades, como: Juízes de Direito, Promotor Público, Presidente da Câmara, Vereadores, Jornalistas, Médicos, Advogados, Industriais e uma enorme massa popular.


A Estrutura Arquitetônica do prédio, conforme publicação no Jornal Monitor Campista do dia 14 de setembro de 1921, dizia o seguinte: “Toda a estrutura do Mercado é metálica, assentando-se sobre colunas de cimento armado e a cobertura é de telhas francesas, sendo todo o edifício largamente iluminado por claraboias, dispostas em posição oportuna. Divide-se a Praça do Mercado em dois amplos compartimentos, separados por um pavilhão central onde há o grande depósito de água para o serviço interno, no qual existe um relógio com dois mostradores. Essa parte era no primitivo projeto destinado à instalação frigorífica, onde seriam conservados os peixes, o leite, legumes e gêneros de fácil deterioração. Posteriormente, porém, foi a planta da praça modificada nessa parte. 


Os açougues têm o seu interior voltado para a parte central do edifício, fazendo a venda das carnes para o lado exterior, onde existe um balcão de mármore para poder haver toda a higiene no fornecimento dessa mercadoria. No salão central, do lado da Rua Formosa (hoje Tenente Coronel Cardoso), está instalada a seção destinada à venda do peixe, que será exposto em dispositivos capazes de observar todas as prescrições da higiene. A seção dos quitandeiros, propriamente ditos, onde se faz o mercado de legumes e hortaliças, fica situada internamente, em compartimento divididos por tapagens artísticas. Todo o estabelecimento é cimentado, e findo o movimento do Mercado, será feita a lavagem geral, para o que dispõe o edifício de mangueiras colocadas em pontos convenientes.












Fonte: Blog Campos Fotos | Folha da Manhã | Blog Pense Diferente