sábado, 6 de agosto de 2016

9ª Bienal do Livro de Campos é aberta no Cepop

(Fotos: Gerson Gomes |  PMCG)
Com o tema “Leitura que muda o mundo”, a 9ª Bienal do Livro de Campos vai homenagear o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro e o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Frederico Rangel, abriram oficialmente na noite desta sexta-feira (05) a maior feira literária do interior do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia, que contou com a presença da filha do homenageado, Waldir Pinto de Carvalho, teve a participação do coral Infanto-Juvenil Municipal do Teatro Trianon e a banda Maria Auxiliadora Freitas. O evento segue até o dia 14, no Centro de Eventos Populares(Cepop) e a entrada é gratuita.


Walnize Carvalho, filha do homenageado, ficou emocionada ao falar do pai. “É uma emoção muito grande e uma responsabilidade levar o nome da minha família. Estou muito feliz e ele sempre esteve presente nas feiras literárias”, disse Walnize, que visitou o espaço voltado para o homenageado na entrada da Bienal. A Bienal do Livro funciona das 10h às 22h. Estiveram na abertura, o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), Vitor Menezes; o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Rodrigo Carvalho. Além da literatura, outros assuntos estarão em debate como futebol, olimpíadas, meio ambiente, drogas, pedofilia, dramaturgia, entre outros temas.


Após a abertura do evento, teve início o Café Literário com o tema “Gente que é nome de rua: vida e obra de Waldir de Carvalho, com a participação de Walnize Carvalho e Orávio de Campos com mediação de Carlos Freitas. Às 19h30, teatro infantil “Menino de Todas as Cores”, de Maurice Druon, com o grupo Gotta, da Escola Municipal Sebastiana Machado da Silva, no IPS. Em seguida, mesa “O futebol do Brasil depois do 7×1 com Marcos Eduardo Neves e Luciano Viana com mediação de Granger Ferreira. Este ano, outra novidade é a Praça de Alimentação com Food Trucks e atrações musicais. Nesta sexta-feira, quem abre a programação é o cantor Sandro Balli.

Entre os nomes confirmados estão Fabricio Carpinejar, Leandro Karnal, Carlos Eduardo Novaes, Jairo Bouer, Domingos Meirelles, entre outros. A Bienal contará com 27 estandes e dois espaços: O Café Literário e a Arena Multicultural, com programação para todas as idades. A prefeitura vai disponibilizar o Cred Livro, no valor de R$ 70, este ano não só para professores, mas também diretores, auxiliares de creche e outros. Ao todo, mais cinco mil profissionais terão direito ao vale para a compra na Bienal, além dos alunos com a Notinha Legal, no valor de R$ 10.







Fonte: Ascom