sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Atenção: Anvisa suspende a venda do Omeprazol da ACHÉ

    (Foto: André Netto)
    Nas últimas semanas fomos surpreendidos com uma notícia inacreditável. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu a comercialização de dois dos medicamentos mais populares no Brasil, a Sibutramina e o Omeprazol (Somente os que são produzidos pelo laboratório Aché).

    Essa notícia pegou de surpresa os consumidores, lojistas, médicos e o próprio laboratório Aché, que é o responsável pela fabricação de ambos os remédios e que deverá recolher os fármacos do mercado nos próximos dias. Para se ter uma noção do impacto dessa decisão, o Omeprazol é considerado o produto mais vendido pelo laboratório, que ainda tem a Biomag (nome comercial da Sibutramina) sendo um dos mais conhecidos na área de emagrecimento.

    Para quem não sabe, a Sibutramina é um medicamento indicado para emagrecer rapidamente. Na verdade, ele surgiu como um antidepressivo, mas ao longo do tempo notou-se que ele agia melhor atuando na perda de peso. De acordo com o órgão regulador farmacêutico, esse remédio foi suspenso, devido ao fato da empresa utilizar uma matéria-prima diferente do que foi aprovado para a fabricação.

    Já no caso do Omeprazol, ele foi vetado pois de acordo com a Anvisa, houve uma mudança na formulação que estava registrada anteriormente. Outro fator agravante, é que esse tipo de medicamento é comercializado sem a necessidade de apresentar uma receita médica, deixando o usuário usar de forma indiscriminada para tratar refluxos, azia, má digestão e outros problemas estomacais.

    Clique AQUI para ver algumas opções para substituir o Omeprazol da Aché.

    Diversas pessoas ligadas a área saúde se pronunciaram a respeito do assunto. Na maioria dos casos eles explicam que existe sim uma diferença nos efeitos e no modo de ação dos medicamentos, quando ocorre algum tipo de alteração nos elementos ou na forma de fabricação das drogas. É importante ressaltar que necessariamente isso não compromete na eficácia dos fármacos.

    O laboratório Aché já se pronunciou e está tomando todas as medidas possíveis para atender as regulamentações. A empresa também emitiu uma nota: “O Aché afirma e assegura que esses medicamentos são absolutamente seguros e eficazes, cumprindo com os mais altos padrões de qualidade”.
    Informação importante
    Ressaltando que somente o Omeprazol e a Sibutramina do laboratório Aché foram suspensos. Os medicamentos fabricados por outros laboratórios que levam as mesmas moléculas, são comercializados e regulamentados pela Anvisa.
    Antes de fazer qualquer troca de medicamentos, consulte um médico para avaliar as melhores opções disponíveis no mercado.
    Quem já realiza tratamentos com esses medicamentos, fique tranquilo, pois existem bons substitutos genéricos e similares para ambos os princípios ativo.
    O uso prolongado de remédios como o Omeprazol sem o devido acompanhamento médico, pode causar diversos problemas de saúde, incluindo problemas cardíacos e até demência.





    Fonte: Anvisa/Exame
    .