sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Paula Queiroz: Suplementação e treino físico


São diversas as dúvidas a respeito do uso de suplementação para os praticantes de atividade física. Inicialmente, o nutricionista precisa realizar uma avaliação física e clínica, para que posteriormente possa ter um parâmetro para comparação dos resultados obtidos pelo paciente com o treino e a dieta. Em relação à suplementação, ela vai depender do objetivo de cada um e do tipo de esporte praticado. Suplementar não é uma regra, ela funciona como um suporte para a alimentação, mas muitas vezes se tornam essenciais para que determinados objetivos sejam alcançados. Por isso, é importante utilizar o suplemento ideal e adequado ao seu ritmo de treino.

Indicarei abaixo alguns suplementos que pode ser utilizados para otimizar a performance. Vale ressaltar, que os mesmos possuem as calorias dos nutrientes que os compõem, devendo ser ajustado à dieta.

Para atividades muito intensas, com alto gasto calórico, é interessante investir em suplementos energéticos. A maltodextrina e d-ribose podem ser utilizadas, são uma fonte rápida de energia. 

Os isotônicos podem ser utilizados nos dias de treinos intensos e até competições. Atuam repondo a glicose sanguínea, além dos minerais perdidos no suor. Melhoram a performance, pois fornecem uma nova carga de carboidratos na corrente sanguínea. Evitam a câimbra e a fadiga pós corrida, funcional e treinos de musculação.

Pós treino, as fibras musculares precisam ser “restauradas”. O fornecimento de aminoácidos e proteínas, torna-se essencial para que esse processo ocorra. Vale lembrar que o whey protein é uma proteína de rápida absorção, sendo assim, melhor para ser utilizado logo após o treino. Já a caseína, albumina e soja, são de média-lenta absorção, indicados para serem utilizados antes de dormir ou antes do treino. Já os aminoácidos, ajudam a recuperar a massa muscular no pós treino. 


Há uma gama de suplementos não listados aqui que podem ser utilizados, como os protetores de articulações por exemplo. Por isso, para saber qual é o melhor suplemento para você e para seu caso, procure um nutricionista e bom treino.






Paula Queiroz | CRN 15101085


Bióloga, Nutricionista, pós graduanda em Nutrição em estética corporal, extensão em suplementação voltada a prática do treinamento esportivo.