domingo, 14 de agosto de 2016

Polícia investiga assalto à mão armada de Ryan Lochte e mais três nadadores no Rio

(Foto: DAVID GRAY / REUTERS)
O nadador americano Ryan Lochte, um dos maiores da história dos Jogos Olímpicos, e mais três companheiros de delegação foram assaltados à mão armada no Rio de Janeiro, na noite deste sábado. Os atletas não comunicaram o caso à Polícia Civil, mas a Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat) já abriu inquérito para investigar o crime.

Lochte confirmou o caso à rede de TV americana NBC, com mais detalhes. Segundo o nadador, eles foram obrigados a deitar no chão por homens que mostraram "distintivos policiais".

– O táxi foi parado por uns caras que mostraram distintivos policiais. Não havia carro de polícia com suas luzes, apenas esses distintivos. Eles sacaram as armas e falaram para sairmos do carro, para que nos deitássemos no chão. Os outros três obedeceram, mas eu me recusei. Disse que não havia feito nada errado, então não deitaria. Mas um deles puxou a arma, colocou na minha testa e disse "deita no chão". Levantei as mãos e falei que tudo bem, que iria deitar. Ele pegou nosso dinheiro, levou minha carteira, mas deixou meu celular e documentos, minha credencial — disse.

Lochte estava com os também nadadores Gunnar Bentz, Jack Conger and Jimmy Feigen em uma festa na Casa França, na Lagoa, Zona Sul do Rio. Eles foram abordados depois de deixarem o evento. Lochte e os amigos tiveram as carteiras levadas. O americano foi convidado para o evento pelo nadador brasileiro Thiago Pereira. O caso foi confirmado pelo comitê olímpico americano, que afirmouem nota, que "todos os quatro atletas estão seguros e cooperando com as autoridades".

Após o incidente, Lochte, que não se feriu, ligou para a mãe, que classificou o episódio como “aterrorizante”.

Mário Andrada, diretor de comunicação do Comitê Rio-2016, afirmou ter ciência do acontecido, mas ainda não tem detalhes.

Jenn Suhr, atleta americana do salto com vara, falou sobre o assunto.

- Definitivamente, deve ter sido aterrorizante. Estou feliz que eles estejam a salvo. Quando você está em um país que não conhece, não é inteligente ir a lugares que não sejam seguros - disse ela à Fox.

Lochte chegou à sua 12ª medalha de ouro nesta Olimpíada ao vencer, com os EUA, o revezamento 4x200m livre.






Fonte: Jornal Extra