quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Baleia Jubarte que estava encalhada em SJB é enterrada

(Foto: Defesa Civil-SJB)
Foi enterrada, no final da manhã desta terça-feira (30/08), a baleia da espécie Jubarte, que estava morta e encalhada desde o último sábado (27/08), na Praia de Chapéu do Sol, em São João da Barra. A operação para retirar o animal da costa começou às 8h. As partes do mamífero foram enterradas em uma cova profunda na areia da própria praia.

A operação contou com a participação da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e da empresa que monitora o litoral Norte do Estado (Science Tech).

Na segunda-feira (29/08) pela manhã, uma equipe da Defesa Civil já havia montado uma operação para retirar o animal da costa, mas por conta da maré alta, as máquinas não puderam operar. A baleia já estava em avançado estado de decomposição e teria sido vista por um pescador no último dia 25, ainda dentro do mar.

O mamífero tinha entre 11 e 12 metros. A causa da morte não foi determinada, já que não foram encontradas marcas aparentes na baleia. A suspeita é de que o animal tenha ficado à deriva por duas semanas antes de encalhar na costa.