terça-feira, 30 de agosto de 2016

Campanha de doação de sangue para menina doente lota Hemocentro de Campos

(Foto: Campos24horas)
Uma campanha de doação de sangue para uma criança com leucemia lotou o Hemocentro de Campos na manhã desta terça-feira(30). Com apenas sete anos de idade, a menina Sawana Araújo, continua travando uma batalha pela vida. Com leucemia, ela precisa de oito bolsas de sangue por dia e são necessárias três doações e meia para completar um pacote de plaquetas para combater a doença. Por isso, a família volta a pedir que doadores compareçam ao Hemocentro Regional de Campos.


Após mobilização popular no ano passado, Sawanna recebeu várias bolsas de sangue e plaqueta, apresentou melhora e foi liberada para continuar o tratamento contra a leucemia linfóide aguda em casa. Agora, voltou a ser internada.

Sawanna se trata desde janeiro deste de 2015 e, segundo a mãe, Lena Souza, passou por momentos mais delicados. Na manhã desta terça-feira (30) o ex-comandante do 8° BPM, Ramiro Campos, sensibilizado com a campanha esteve no Hemocentro e também fez sua doação. Além disso, o coronel também fez um apelo e falou aoCampos 24 Horas.

“Não estou mais do que a minha parte cristã e humanitária, soube na sexta pelas redes sociais e meia hora depois fiz um vídeo com o apelo para doações. Me sinto confortável em olhar para os olhos dessas mães. O carinho e amor que tenho pela minha filha eu quero para qualquer outra criança. O bem vai se sobrepor e não tenho dúvidas nenhuma que essas crianças serão o nosso futuro e não podem perder a oportunidade de ter uma vida saudável. Não posso abrir mão de salvar a vida de três crianças, vou lutar e fazer o que eu puder para ajudar”, ressaltou o coronel Ramiro.

“Achei muito importante essa ajuda do coronel Ramiro. Nós somos mães e precisamos de toda a ajuda. Pedimos que as pessoas continuem doando”, disse Luanda, a mãe do pequeno Alisson de três anos, que também está precisando de doações.

“É uma atitude de um pai de família, que sabe a dor de um pai que se sente impotente. Quando eu vi o vídeo dele me emocionei e vi ali um pai de família e não um coronel. Não tenho nem palavras para agradecer. Ele saiu de Macaé e veio para nos ajudar. Quero fazer um pedido para que continuem doando, que a Sawanna precisa, assim como o Alisson e o Lucas”, disse Lena.

O Hemocentro funciona, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 Kg e apresentar documento original de identidade com foto. Além do atendimento no Hemocentro, o órgão possui uma Unidade de Coleta Móvel de Sangue. O agendamento para visitas da Unidade de Coleta Móvel pode ser feito pelo telefone 0800 28 20 250. Um novo Hemocentro Regional também será construído em Campos.





Fonte: Ascom