quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Fiscalização eleitoral aperta o cerco no início de campanha

(Foto: Carlos Emir)
No primeiro dia em que os candidatos a Prefeitura de Campos iniciaram a campanha, a Justiça Eleitoral realizou fiscalização quanto ao uso de adesivos nos veículos. Segundo Ricardo Coimbra, juiz titular da 75ª Zona Eleitoral, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral, pela nova legislação, os adesivos podem ser colocados nos tamanhos de até 50 cm por 40 cm. 

O juiz destacou que o trabalho vai contar com uma ação coordenada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ), que criou um serviço de inteligência para recebimento de denúncias.

Em alguns carros, os adesivos foram retirados por não conter CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, quem a contratou e a tiragem. A fiscalização, desenvolvida na Avenida 15 de Novembro, Centro, contou com fiscais da Justiça Eleitoral, da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM). “Os adesivos podem se colocados um em cada lateral do veículo e um no capo. Nunca podem ser colados um do lado do outro ou três do mesmo lado, o que criaria efeito outdoor, o que é proibido. Também pode ter adesivo no vidro inteiro, desde que seja aquele micro perfurado, pois de outro tipo pode atrapalhar a visão e prejudicar o trânsito”, pontuou.

O juiz informou que, além da fiscalização, que, de acordo com ele, será rotineira até o fim das eleições, ainda está sendo realizado um trabalho de conscientização e informação. Estudantes de Direito participaram da ação com panfletagem na Praça Quatro Jornadas, Centro. “A panfletagem é para informar sobre o uso dos adesivos e como se pode ser utilizada a propaganda. Nos bens privados pode ser colocada propaganda de até meio metro quadrado, e que esta seja de adesivo ou papel, pois ideia é manter a cidade limpa neste curto período de campanha eleitoral”, disse o juiz, lembrando que nas casas não podem ter colocação de dois ou três adesivos de meio metro quadrado para não criar um efeito outdoor.

O magistrado informou ainda que não pode propaganda em local público, como colocação cavaletes nos gramados e calçadas. “Não pode propaganda em lojas, shoppings, clubes, locais de acesso público. Pode colocação, por exemplo, de mesas nas praças para distribuição de panfletos e utilização de bandeiras. Não pode ter colocação de adesivos ou papel em postes públicos, nos sinais de trânsito”, disse o juiz, adiantando que as ações também serão de conscientização da população quando ao valor do voto. “Vamos disseminar a ideia de que o voto vale ouro, vale até mais do que uma medalha olímpica”, disse. 

Candidatos na caça aos votos

Candidatos à Prefeitura de Campos começaram ontem a campanha eleitoral com caminhadas, reuniões, lançamento oficial de candidaturas e gravações para TV. A minirreforma aprovada em 2015 reduziu o período de campanha de 90 para 45 dias. O candidato pelo PPL, Rogério Matoso, a tarde em Goitacazes, na Baixada Campista conversando com os moradores, ouvindo suas queixas e falando sobre suas propostas de governo.

De acordo com Rogério, a adesão a sua candidatura foi muito grande. “Muita gente está aderindo a nossa caminhada. Estou recebendo muito carinho da população. Essa é a primeira de muitas caminhadas que vamos fazer nesses dias de campanha”, declarou Rogério.

O candidato pelo PPS, Rafael Diniz, caminhou ao lado dos candidatos a vereador da coligação “Campos vai ser diferente – PPS, PV e REDE”.O corpo a corpo teve início no bairro Jardim Carioca e seguiu por várias ruas de Guarus.

O candidato pelo PR, Doutor Chicão, acompanhado do candidato a vice-prefeito, Mauro Silva, caminhou ontem pelas ruas do Parque Guarus e do Distrito de Ururaí. “Pra mim, nossa primeira caminhada superou as expectativas. Estamos no primeiro dia oficial da campanha e foi possível sentir o carinho das pessoas. Estou feliz e confiante que todos querem continuar a mudança iniciada no governo da Rosinha e Doutor Chicão”’, finalizou Chicão.

Caio Vianna (PDT) caminhou em Guarus e participou de reuniões comunitárias. Geraldo Pudim (PMDB) realizou corpo a corpo no Parque Aurora e Parque Nova Brasília. Já Nildo Cardoso, candidato pelo DEM, participou ontem à noite do lançamento oficial da campanha no Clube Recreativo Goitacá, em Goitacazes.






Fonte: O Diário