quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Movimento estudantil protesta com cruzes em frente à Prefeitura de SJB

(Foto: Divulgação)
O Movimento estudantil de São João da Barra, criado a partir do decreto de emergência econômico-financeira que diminuiu o valor da bolsa universitária e, para os que não são bolsistas, o corte do passe para transporte gratuito entre Campos e SJB, realizou mais um protesto nesta quinta-feira (11) em frente à Prefeitura.

Segundo os organizadores, o manifesto acontece devido ao atraso de cinco meses no depósito do programa Cartão Universitário, mesmo com a redução para 30% do valor da mensalidade, conforme decreto do prefeito Neco (PMDB). Antes do corte, o município custeava integralmente cursos de Medicina e Odontologia. Já para outras áreas acadêmicas, a ajuda de custo variava entre 60% e 80%, dependendo do desempenho do universitário no semestre anterior.

Este não é o primeiro protesto do movimento estudantil de São João da Barra. As cruzes, desta vez, representa a sepultura dos sonhos de bolsistas que, sem o beneficio da Prefeitura, já trancaram ou terão de trancar a faculdade. No dia 3 de junho, ao som de marcha fúnebre, eles realizaram uma manifestação silenciosa também em frente à sede da Prefeitura. Dois dias antes, chegaram a fechar a BR 356.

Nas cruzes, mensagens como “aqui jaz a educação”, “saudade eterna do passe estudantil” e questionamento como “cadê as bolsas universitárias?”

O protesto de maior repercussão, no entanto, ocorreu no dia 17 de junho, dia da elevação de São João da Barra à categoria de cidade. Os estudantes fizeram o enterro simbólico dos sonhos na Praça São João Batista, no marco do centenário do município.

Apesar de todos os protestos, a Prefeitura até o momento não emitiu posicionamento e o repasse do valor da bolsa continua suspenso.







Fonte: Blog do Arnaldo Neto