quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Espera de até 10h por exame e superlotação no HGG

(Foto: Reprodução de Vídeo)
O atendimento de emergência do Hospital Geral de Guarus (HGG), em Campos, voltou a ser alvo de denúncias por causa de problemas como superlotação de pessoas sendo atendidas nos corredores. Uma paciente fez o flagrante em vídeo e afirmou também que a espera para a realização e entrega de laudos de exames laboratoriais chegam a ser de dez horas.

De acordo com a manicure Cláudia Márcia de Souza, que acompanhou o pai, João Batista França, na emergência do HGG, o serviço oferecido foi classificado como “horrível e humilhante”. Segundo ela, o cenário encontrado no HGG é de descaso e desrespeito.

— Está crítico. Muita sujeira pelo chão e um péssimo atendimento à população. Os corredores estão cheios de macas e pacientes aglomerados. Um verdadeiro descaso. Isso sem contar que a máquina responsável pela realização de exames de sangue está quebrada e, por conta disso, os materiais colhidos no HGG estão sendo mandados para o Ferreira Machado, levando mais de 10 horas para retornarem. Tem paciente que chega às 9h da manhã, mas só consegue a liberação do exame no dia seguinte — contou.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou que os plantões da emergência do HGG nos últimos dias têm apresentado grande demanda de atendimento, inclusive de pacientes de municípios vizinhos. No entanto, negou que existam falhas na limpeza do hospital e garantiu que o serviço tem sido realizado normalmente.

Em relação ao tempo de espera para a liberação dos resultados dos exames de sangue, a FMS informou somente que por questões técnicas, eventualmente, alguns exames são realizados no Hospital Ferreira Machado. No entanto, não esclareceu o motivo da utilização do laboratório do HFM, já que o HGG possui espaço próprio para a examinação de pacientes.

Quanto ao tempo de permanência do paciente no hospital, a FMS informou que varia de acordo com o grau de complexidade de cada caso clínico. Entretanto, retificou que mesmo com elevada demanda, o HGG mantém o compromisso de atender a todos.








fonte: Folha da Manhã