sexta-feira, 26 de junho de 2015

HOSPITAL ÁLVARO ALVIM DESCARTA SUSPEITA DE SUPER BACTÉRIA

(Foto: Ralph Braz)
Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) descartou, nesta quinta-feira (25), a suspeita de superbactéria KPC em um paciente de 90 anos internado na unidade. Segundo nota, o paciente “foi transferido, após seis dias, do Hospital Geral de Guarus (HGG) para o Hospital Álvaro Alvim para tratamento clínico com diagnóstico de quadro neurológico a esclarecer, pneumopatia e úlcera sacral. No setor de Clínica Médica foi constatado pneumonia e infecção do trato urinário, provenientes do hospital de origem, com isolamento de germes multiresistentes e não KPC”.

Ainda de acordo com a nota, o paciente continuava internado no HEAA. “Instituído o protocolo de precauções para germes multiresistentes, no leito, recebeu tratamento geral e antibióticoterapia, orientados pelo resultado das culturas”.

Caso — Na edição desta quinta-feira da Folha da Manhã, Cristóvão Batista havia contado que há 14 dias o seu pai teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ficando cinco dias em uma maca no corredor do HGG, mas ninguém teria falado nada sobre a possibilidade de contágio da superbactéria. No terceiro dia, foi encontrada uma ferida nas costas, e nessa quarta-feira (24) teria sido confirmada a infecção, agora descartada pelo HEAA.

Também na quarta-feira, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Ferreira Machado informou que nenhum caso estava sendo tratado na unidade. “Os dois hospitais municipais contam com leitos de isolamento, equipes qualificadas, equipamentos de suporte à vida e medicamentos para tratar eventuais caos de pacientes vítimas da bactéria KPC. O tratamento contra a superbactéria deve ser feito no hospital com antibióticos associados para combater a bactérias e evitar o surgimento de outras infecções. Além disso, durante o internamento, o paciente normalmente fica em leito isolado”.

Nesta quinta-feira, a Folha entrou em contato com a assessoria do HGG por e-mail, para saber sobre a afirmação do Álvaro Alvim de que o paciente já teria vindo da unidade municipal com problemas constatados, “pneumonia e infecção do trato urinário”, mas não se pronunciou sobre o assunto.





Fonte: Folha da Manhã