segunda-feira, 29 de junho de 2015

MERCADO IMOBILIÁRIO CAMPISTA É DESTAQUE EM RANKING NACIONAL

(Foto: Ralph Braz)
Mesmo com recessão, inflação nas alturas, demissões e alto índice de férias coletivas em diversos setores da economia, bem como a redução no volume total de crédito disponível à população nacional através do Governo Federal nos últimos meses, o momento é oportuno para investidores em imóveis lucrarem no município de Campos dos Goytacazes. É o que revelam os dados de recente pesquisa feita pelo pela Prospecta Inteligência Imobiliária e publicada pela revista Infomoney. De acordo com o estudo, o município ocupa a 43ª colocação no ranking dos 100 melhores do país para investir no cenário imobiliário nos próximos meses. No estado do Rio de Janeiro, Campos está na quinta colocação, à frente de municípios como Macaé, Rio das Ostras e São João da Barra.

Dentre os fatores analisados, a demanda para absorver novos produtos foi o principal. A área, densidade, especulação e atuação de empresas de grande porte, taxa de urbanização, nível de escolaridade, dentre outros aspectos, também foram levados em conta.

— O mercado sempre observa o preço do metro quadrado, que refletem os valores de imóveis já vendidos. Mas, o que garante que uma cidade valorizada terá demanda para absorver novos produtos? A oferta já aconteceu. Para o que está por vir é preciso analisar a demanda, que define o que será comprado, quando e como — afirmou Cristiano Rabelo, diretor de Novos Negócios da Prospecta, à Infomoney.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), a pesquisa propaga a visibilidade do município, frente ao território nacional, o que contribui para o aumento da consolidação da economia regional.

— O mercado aponta para tempos ainda mais aquecidos. Além de sermos privilegiados historicamente, em virtude do nosso pólo cerâmico e universitário, atualmente, temos a atenção nacional voltada para nossa região, graças a instalação de empreendimentos industriais, como o Porto do Açu e o Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado. Isto atraiu, e continua atraindo, novos investidores e moradores. O resultado é o aumento da população, que se reflete, por fim, no crescimento do setor imobiliário — analisa.

Crescimento — De acordo com dados da secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município registrou, nos últimos 5 anos, aumento de aproximadamente 20% de sua população não flutuante, saltando de 490 mil habitantes em 2010 para cerca de 600 mil em 2015.

— Devido aos fortes investimentos da iniciativa privada e as respostas do poder público em infraestrutura e incentivos, milhares de famílias brasileiras vindas dos mais diferentes estados estão migrando para o nosso município em busca de estudo, trabalho e qualidade de vida.

Incentivos do governo ainda são esperança

Em tempos de crédito caro e escasso, medidas anunciadas pelo Governo Federal no final do mês de maio ainda prometem reabrir as portas dos tempos de glória do mercado imobiliário. O pacote de incentivo reascendeu a oportunidade da população que almeja financiar imóveis de até 400 mil.

A nova liberação contará com mais de 4,2 bilhões de reais para a linha de financiamento imobiliário pró-cotista FGTS, com taxas de juros mais acessíveis do que as praticadas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O incentivo poderá ser aplicado a imóveis novos e usados, e permitirá que o saldo financiado alcance 90%, para créditos contratados através do Banco do Brasil (BB), e 80%, na Caixa Econômica Federal (CEF).




Fonte: Infomoney | Folha da Manhã