sábado, 20 de junho de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPOS CULPA FORNECEDORES DO LEITE POR ATRASO

(Foto: Ralph Braz)
O transtorno para as mães que têm filhos que enfrentam problemas com alergia alimentar continua. O leite Neocate segue em falta. Em nota enviada nesta quarta-feira (17), a secretaria de Saúde de Campos informou que a situação seria regularizada na quinta (18). No entanto, o problema permanece. Agora, a previsão de regularização é até sexta-feira (19) e a culpa seria dos fornecedores. “A secretaria municipal de Saúde aguardava a entrega de novos lotes de fórmulas especiais de nutrição, por parte dos fornecedores, para esta quinta-feira, porém, em razão de problemas documentais, um novo prazo foi apresentado e as fórmulas deverão ser entregues nesta sexta-feira, incluindo Neocate”, assegurou a secretaria em nota.

Problemas com a distribuição do Neocate em Campos não são novidades. As reclamações se estendem desde 2011. A distribuição é determinada por lei. No entanto, segundo a secretaria, basta abrir processo administrativo na Gerência de Serviço Social da secretaria de Saúde. Não é necessário processo judicial. Cada lata do leite especial no mercado pode ser encontrada por mais de R$ 200.

Ainda segundo a secretaria de Saúde, “cerca de 18 mil latas são dispensadas/mês de vários tipos de fórmulas, que não são garantidas pelo SUS, porém, em Campos, são pagos com recursos dos royalties do petróleo”.

A falta do Neocate acontece desta vez em um período conturbado para o setor da Saúde no município. Os secretários de Saúde, Controle, Fazenda, além do presidente da Fundação Municipal de Saúde e da prefeita Rosinha devem apresentar ainda esta semana documentos que comprovem o repasse de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e o complemento municipal às unidades hospitalares. Na ação, uma das ponderações do juiz Ralph Machado Manhães Junior, da 1ª Vara Cível de Campos, é que a Comarca “vem constatando uma avalanche de ações judiciais para o recebimento de remédios e tratamentos”.





Fonte: Folha da Manhã