domingo, 21 de junho de 2015

FESTAS NO BALNEÁRIO GERAM RECLAMAÇÕES

(Foto: Ralph Braz)
Atafona sempre foi reduto para quem busca tranquilidade, principalmente fora da alta temporada. Com uma população fixa pequena, sem grandes eventos e pouca movimentação, a praia sanjoanense deixou de ser visitada, principalmente pelos campistas, apenas no verão. Proprietários de casas no distrito de São João da Barra aproveitam a folga do fim de semana para escapar do caos urbano e desfrutar da tranquilidade. Mas para quem opta por ficar em instalações próximas ao Balneário, vitrine turística que recebe shows na alta temporada, tem denunciado que a calmaria de outrora não existe mais. O espaço, que pertence ao Estado, mas está cedido à Prefeitura até 2033, estaria sendo utilizado de forma irregular para raves, festas com música eletrônica sem hora para terminar. Os encontros, com carros de som potentes, aconteceriam ao menos uma vez na semana. Incomodados com a situação, moradores protocolaram denúncia no Ministério Público Estadual (MPE).

— Na madrugada de quinta para sexta teve evento até uma hora da manhã. E isso acontece toda semana. Quando não é durante o fim de semana, o encontro acontece em outro dia. Isso se repete há pelo menos um ano. A impressão que temos é que o Balneário está largado — relatou o proprietário de uma das residências em Atafona, que prefere não se identificar, com receio de sofrer represália.

Outro morador da proximidade, que também prefere não se identificar, relata que haveria problemas estruturais, que favoreceriam ao uso regular do Balneário de Atafona. “Não existe segurança, fiscalização por parte da Guarda. Por isso todo mundo entra lá à noite e não tem hora para o som alto desligar. Sempre fiquei em Atafona nos fins de semana, gostava de ler livros na minha varanda, era tudo calmo. Agora rezo para que ao chegar ainda consiga ter um pouco de tranquilidade”, lastimou.

Mais uma denúncia de um morador da região seria pelo uso irregular da pista de MotoCross. “A Prefeitura fez umas valas na pista e com isso diminuiu o número de adeptos ao esporte que invade o local”, disse. Com relação à segurança, o morador diz que conta com o socorro da Polícia Militar. “A gente entra em contato com a Guarda Municipal, mas eles informam que perturbação da ordem pública deve ser resolvido com a Polícia Militar. Os policias até auxiliam, mas depois o som retorna. Acredito que, por se tratar de um espaço da Prefeitura, a Guarda poderia agir”, afirmou o morador.

A equipe de reportagem entrou em contato, por e-mail e por telefone, com a Prefeitura de São João da Barra para esclarecimentos sobre as denúncias dos moradores, mas não houve retorno.

Local recebe shows nacionais no verão

O Balneário de Atafona recebe algumas das principais atrações nacionais da programação de verão de São João da Barra. Neste ano, atraíram milhares de espectadores shows como Jota Quest, Capital Inicial e Sambô. Além das nacionais, bandas locais e regionais se apresentam.

Mesmo com o movimento intenso desses grandes shows, os moradores comentam que no verão os transtornos são menores. “No verão, acabam os shows e é só o tempo de todo mundo ir embora para voltar a ficar tranquilo. Não temos nenhuma perturbação”, disse.

Além dos shows, o local também recebe uma diversa programação esportiva, com competições de futebol e MotoCross, tudo organizado pela Prefeitura.

No entanto, com a chegada do inverno — com exceção a área do Espaço da Ciência —, não existe projetos constantes para utilização do espaço. As raves, denunciados pelos moradores como irregulares, teriam começado há cerca de dois anos. 

Espaço foi cedido à Prefeitura por 30 anos 

São João da Barra recebeu em setembro de 2013 a autorização provisória de cessão da área do Balneário de Atafona. O espaço, que pertence ao Estado do Rio de Janeiro, está sob administração pelo município por 30 anos, até 2033. A licença foi concedida em reunião no Rio de Janeiro entre o prefeito José Amaro de Souza, Neco (PMDB).

Apenas a área onde está localizado o 3º destacamento do 5º Grupamento de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro vai continuar pertencendo ao estado. As áreas onde se localizam o camping, o Espaço da Ciência, as churrasqueiras, a arena de shows e o terreno que fica atrás do Corpo de Bombeiros foram formalmente passadas ao município, embora já sejam administradas pela prefeitura.

À época, a Prefeitura informou que teria projetos para melhorias que possam aliar lazer e geração de empregos e renda, favorecidos pelo potencial turístico da região.






Fonte: Folha da Manhã