quinta-feira, 18 de junho de 2015

FAMÍLIA DOA ÓRGÃO DE JOVEM VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO

(Foto: Ralph Braz)
Mesmo em um momento de dor, a família do Jovem Lucas Castinho de 20 anos, vítima de um acidente na madrugada do último sábado na RJ 158, decidiu doar os órgãos do jovem após a constatação da morte cerebral.

Uma equipe do Rio Transplantes esteve em Campos nessa terça-feira (16) e fez a captação dos rins, córneas e fígado do paciente. Lucas foi sepultado por volta das 17 horas desta quarta-feira (17), no Cemitério Campo da Paz, em Campos. Ele ficou internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) desde o acidente. O enterro aconteceu acompanhado por dezenas de familiares e amigos.

Após ser decretada a morte encefálica pelos médicos com a realização de vários exames, a administração do hospital informou ao Programa Regional de Transplante de Órgãos das Regiões Norte e Noroeste Fluminense (NF/Transplantes), dando início ao processo de captação de órgãos para doação. Uma equipe do Rio Transplante foi acionada e esteve na terça para a realização do procedimento. Este já é ao terceiro caso de doação que acontece recentemente. É o que informa o coordenador regional do NF Transplantes, médico Luiz Eduardo Castro.

— Nós trabalhamos em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos, com sede em Itaperuna, e com os hospitais, que nos avisam quando há um paciente com suspeita de morte encefálica. Após este aviso, nós realizamos exames para avaliar o estado clínico dele e a possibilidade de doação e, depois disso, informamos a família, além de conversas — relatou, ressaltando que após análise das fichas de inscritos na fila para receberem doação, cinco pessoas podem receber os órgãos captados.

Acidente - De acordo com informações passadas pelo Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o acidente que vitimou Lucas aconteceu na altura do km 172, entre Santa Cruz e Pecuária após o carro em que ele estava com mais três pessoas, sendo dois adolescentes, ter capotado. Todos estariam voltando de uma festa em Rio Preto.





Fonte: Folha da Manhã