Mostrando postagens com marcador Doação de Órgãos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Doação de Órgãos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Família de jovem Maria Anitta, que caiu de cavalo doa órgãos

 A família da jovem Maria Anitta Azevedo Rodrigues, de 18 anos, decidiu pela doação de seus órgãos após ser confirmada a morte cerebral no Hospital Ferreira Machado (HFM), onde estava internada há oito dias após levar uma queda de um cavalo no domingo (18). A captação de rins, fígado e córneas foi realizada nesta quarta-feira (28) por uma equipe e seguirão para o Rio Transplante.
A decisão da mãe e dos irmãos foi tomada após o diagnóstico da equipe médica da unidade hospitalar. Anitta caiu de um cavalo na Praia de Santa Clara, ela foi socorrida para o Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas e de lá, transferida para o HFM, onde na segunda (19), teve alta. Já em casa, a jovem começou a sentir fortes dores de cabeça e retornou para unidade, sendo diagnosticado um coágulo cerebral.

No último sábado, Anitta acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória, que é a interrupção da circulação sanguínea, e após exames foi confirmada pelos médicos no início desta semana a morte cerebral.

A morte cerebral é a incapacidade do cérebro de manter as funções vitais do organismo, como o paciente respirar sozinho, por exemplo. Um paciente é diagnosticado com morte cerebral quando ele apresenta sintomas como ausência total de reflexos, sendo mantido “vivo” somente com a ajuda de aparelhos, e é nesse momento que se pode fazer a doação de órgão, se for possível.




Fonte: Campos24horas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CRESCE A AUTORIZAÇÃO PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS


Mais famílias estão dizendo “sim” à doação de órgãos para transplantes no Rio de Janeiro: no primeiro trimestre de 2015, o estado atingiu a marca de 64,5% de autorizações de familiares diretos para a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Esta é a primeira vez que o Rio de Janeiro ultrapassa a margem histórica de 60% neste tipo de autorização, nos últimos cinco anos, desde a criação do Programa Estadual de Transplantes (PET), em 2010.

Há pouco mais de dois meses, a Secretaria de Saúde lançou a campanha Doe+Vida, que busca conscientizar a sociedade a respeito da importância de discutir a doação de órgãos. A campanha conta com um site – doemaisvida.com.br – onde as pessoas que queiram se declarar doadoras podem se cadastrar e imprimir seu cartão virtual Doe+Vida.

Atualmente, o Rio de Janeiro é segundo estado do país no ranking nacional de doações de órgãos. De acordo com o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo, os números também mostram a mudança no comportamento das famílias quanto à doação. Por trás das estatísticas, está a atuação de equipes especializadas na Coordenação Familiar, responsáveis pelo suporte aos familiares de potenciais doadores, e o lançamento de campanhas de incentivo à doação.

“O aumento de doações reflete a mudança no comportamento da sociedade, que está abraçando a causa. Também está associada ao trabalho das equipes especializadas do PET, feito junto às famílias que perderam seus entes queridos”, explicou Sarlo.

A administradora de empresas Débora Machado disse “sim” à doação de órgãos, quando perdeu a mãe.

“Temos que lembrar que a doação dos órgãos pode resgatar a esperança de pessoas que dependem de um transplante para sobreviver e ter uma nova vida”, disse Débora.





Fonte: Ascom governo do RJ

quinta-feira, 18 de junho de 2015

FAMÍLIA DOA ÓRGÃO DE JOVEM VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO

(Foto: Ralph Braz)
Mesmo em um momento de dor, a família do Jovem Lucas Castinho de 20 anos, vítima de um acidente na madrugada do último sábado na RJ 158, decidiu doar os órgãos do jovem após a constatação da morte cerebral.

Uma equipe do Rio Transplantes esteve em Campos nessa terça-feira (16) e fez a captação dos rins, córneas e fígado do paciente. Lucas foi sepultado por volta das 17 horas desta quarta-feira (17), no Cemitério Campo da Paz, em Campos. Ele ficou internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) desde o acidente. O enterro aconteceu acompanhado por dezenas de familiares e amigos.

Após ser decretada a morte encefálica pelos médicos com a realização de vários exames, a administração do hospital informou ao Programa Regional de Transplante de Órgãos das Regiões Norte e Noroeste Fluminense (NF/Transplantes), dando início ao processo de captação de órgãos para doação. Uma equipe do Rio Transplante foi acionada e esteve na terça para a realização do procedimento. Este já é ao terceiro caso de doação que acontece recentemente. É o que informa o coordenador regional do NF Transplantes, médico Luiz Eduardo Castro.

— Nós trabalhamos em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos, com sede em Itaperuna, e com os hospitais, que nos avisam quando há um paciente com suspeita de morte encefálica. Após este aviso, nós realizamos exames para avaliar o estado clínico dele e a possibilidade de doação e, depois disso, informamos a família, além de conversas — relatou, ressaltando que após análise das fichas de inscritos na fila para receberem doação, cinco pessoas podem receber os órgãos captados.

Acidente - De acordo com informações passadas pelo Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), o acidente que vitimou Lucas aconteceu na altura do km 172, entre Santa Cruz e Pecuária após o carro em que ele estava com mais três pessoas, sendo dois adolescentes, ter capotado. Todos estariam voltando de uma festa em Rio Preto.





Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, 26 de maio de 2015

RECUSA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS ATINGE QUASE METADE DAS FAMÍLIAS

(Foto: Ralph Braz)
Uma longa, crescente e silenciosa fila se forma em diversos cantos do país. São 18.818 pacientes à espera de um rim e um total de 105 mil em diálise. Segundo dados atuais da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), os números das doações de órgãos nos três primeiros meses de 2015 caíram em comparação com o mesmo período do ano passado.

A recusa da família em doar coração, córnea, fígado, pâncreas, pulmões ou rins continua sendo o maior empecilho para reduzir esse pesadelo e representa 43% dos casos. Para agravar mais esse quadro, também a quantidade de potenciais doadores teve queda de 1,4%.

Vamos aos números: nos primeiros três meses de 2015 foram feitos 1.862 transplantes - sendo 1.305 de rim, o equivalente a 70%. Os transplantes renais caíram 7,6%, sendo que 20,3% da baixa foram de doador vivo – a menor em 20 anos - e 3,4% de doador falecido.
Ainda segundo o relatório, os transplantes de córneas também acompanham a tendência de queda – de 7% em relação a 2014, mas de 21% em comparação com 2012.

Os números se comportam de maneira positiva somente em relação aos transplantes de pulmões (19% a mais) mas que podem ser explicados pelo pequeno número de transplantes feitos e pela adoção recente deste tipo de intervenção.
Os números relativos a transplante cardíaco apresentaram queda de 1%, enquanto os de pâncreas também caíram: 24%. 

O número de procedimentos para a substituição de fígado caiu 0,7%: as cirurgias com doador vivo aumentaram 9% e, com doador falecido, caíram 1,6%.
A dor da perda – por alguém com um coração, duas córneas, um fígado, um pâncreas, dois pulmões e dois rins – dificulta que a longa, crescente e silenciosa fila do pesadelo se desfaça.





Fonte: Terceira Via

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ÓRGÃOS DO ADOLESCENTE DE 16 ANOS BALEADO EM SF SÃO DOADOS

(Foto: Divulgação)
Os rins e o fígado de Wallas de Souza Oliveira, 16 anos, morador em São Fidélis, foram encaminhados nesta quarta-feira (21) para a Central Estadual de Transplantes. Segundo o coordenador do Programa Regional de Transplante de Órgãos das Regiões Norte e Noroeste Fluminense (NF Transplantes), Luiz Eduardo Castro, a captação dos órgãos, que foi autorizada pela família, aconteceu à tarde.

Castro explicou que a doação dos órgãos obedece a uma lista de cadastro de receptores da central. “Existe um procedimento de captação feito pela nossa equipe. A distribuição é feita pela central estadual”.

Wallas foi baleado na madrugada do último sábado (17) em São Fidélis e morreu na terça-feira (20), no Hospital Ferreira Machado, em Campos. Ele deu entrada na unidade com uma perfuração na cabeça e teve morte encefálica.





Fonte: Terceira Via

quarta-feira, 14 de maio de 2014

FILHO DE ERASMO CARLOS TERÁ ÓRGÃOS DOADOS


Após a morte do músico Carlos Alexandre Esteves, filho do cantor e compositor Erasmo Carlos, a família autorizou a doação de órgãos do músico, que tinha 40 anos. Como mostrou o RJTV, ele estava internado desde o dia 7 após sofrer um grave acidente de moto em que sofreu traumatismo craniano e perfuração do pulmão. Pela manhã desta quarta (14), Alexandre Pessoal, conhecido como Gugu, passou por exames para constatar seu estado clínico, e foi constatada a morte cerebral.

"Nada mais lindo do que você conseguir com um ato generoso desse de doação, dar alegria para as pessoas. Dentro de um momento desse, acho que [a doação de órgãos] é um conforto pra família toda isso, né?", disse um dos irmãos, Leonardo Esteves. "Acho que é o grande sonho dele é poder viver assim e dar vida às pessoas e tal e seria uma grande alegria ele onde ele está agora ele ficaria muito feliz com essa iniciativa", disse.Erasmo escreveu mensagem no Facebook

Erasmo Carlos esteve no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, onde o filho estava internado, de onde saiu por volta das 13h30. No Facebook, o Tremendão postou mensagem de despedida do filho mais velho: "A grandeza do amor é sempre se tornar inteiro mesmo perdendo uma grande parte...adeus meu gugu querido, jamais esquecerei vc ...".

O cantor Roberto Carlos, antigo parceiro de Erasmo e padrinho de Gugu, também postou uma homenagem em outra rede social. Nela, o músico dizia: "Meu querido afilhado, Nosso Deus de bondade te dê muita paz, muita luz, muito amor, te proteja e te abençoe".



Fonte: Globo.com

quarta-feira, 2 de abril de 2014

PROFESSOR DOA RIM PARA SALVAR A VIDA DE ALUNA

 
O professor Ray Coe, 53, da escola Royal Docks Community em Londres (Inglaterra), decidiu doar um de seus rins para tentar salvar a vida de sua aluna. As informações são do portal "Daily Mail".
 
A estudante Alya Ahmed Ali, 13, foi diagnosticada com hidrocefalia (popularmente conhecida como água no cérebro) e sofria de insuficiência renal. A primeira doença resultou em sérias dificuldades de aprendizagem.
Preocupada com a saúde da filha, a mãe já havia informado ao professor Coe que possivelmente a aluna não poderia frequentar normalmente suas aulas
Ao saber da doença da estudante, o docente, que atua como coordenador de educação especial, perguntou como poderia ajudá-la. "Eu disse: posso sugerir meu nome como doador?", explicou Coe.
Alya recebeu a notícia com um grande abraço. A dubla passou por exames de sangue e o professor Coe foi considerado compatível.
O transplante foi realizado em fevereiro e ambos devem voltar para a escola depois da Páscoa. "É como se eu fosse outro membro da família agora", disse Coe.
Para o pai de Alya, Ahmed Ali, 47, o professor é um herói. "Ele é um homem incrível, nós devemos muito a ele".
 
 
 
Fonte: UOL
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

"ENTERRO" DO CARRO DE CHIQUINHO SCARPA É CAMPANHA A FAVOR DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

(Foto: Manuela Scarpa /Foto Rio News)

Céu cinza, sol tímido e um clima de despedida no ar nesta sexta-feira, 20, em São Paulo. O cenário descrito estava bem adequado ao de um enterro, o que realmente estava previsto para acontecer. Chiquinho Scarpa havia chamado a imprensa para cobrir o enterro de seu carro milionário no jardim de sua mansão. Mas depois de toda a controvérsia que levantou , Chiquinho revelou que tudo tinha um motivo bem mais nobre: o lançamento de campanha de doação de órgãos. 

Mas antes da revelação, Chiquinho fez todo um mise-en-scène, chorou, lamentou-se. O carro chegou a ir para a cova. "Para. Vamos fazer uma coisa. Vou parar com o enterro. Vou convidar a todos para entrar em minha casa", disse ele no momento em que o carro seria enterrado.

Dentro de casa, Chiquinho disse: "Bom dia a todos, obrigado pela presença. Gostaria de falar algumas coisas antes do enterro. Acharam um absurdo, disseram que estou louco, que eu deveria doar (o carro). Disseram que era um desperdício. Fui julgado por isso". 

Em seguida, revelou o real propósito do "enterro do carro". "Mas a verdade é que tem gente que enterra algo bem mais valioso, coração, rim, seus órgãos. Isso sim, é um absurdo. O que poderia salvar a vida de várias pessoas. 

Início da polêmica
Chiquinho Scarpa anunciou no Facebook na segunda-feira, 16, que iria enterrar seu Bentley novo, que atualmente custa entre R$ 925 mil e R$ 1,075 milhão, no jardim de sua casa. Chiquinho postou uma foto ao lado de seu veículo. Na legenda, o anúncio do enterro: “Decidi fazer como os faraós: essa semana vou enterrar meu carro favorito, o Bentley, aqui no jardim de casa! Enterrar meu tesouro no meu palácio”.

A partir de então, o conde colocou seu plano em ação. Ele começou a cavar a cova com uma pá, mas chegou a conclusão de precisaria de uma escavadeira. Deixou o espaço pronto para a celebração que aconteceu nesta manhã, às 11h. Todo o processo, que teve direito até a "última polidinha", movimentou as redes sociais. A foto ao lado do carro rendeu milhares de curtidas, muitos compartilhamentos.

Fonte: G1