quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

DEFESA CIVIL DE PETRÓPOLIS ACIONA 18 SIRENES DEVIDO A CHUVA

(Arquivo | Foto:Débora B. Lopes)
Sete municípios entraram em estado de alerta, na noite desta quarta-feira, devido à chuva que atinge parte do Estado do Rio. O alerta foi emitido pela Defesa Civil estadual para as cidade de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana; Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, na Costa Verde; além da capital fluminense. O governo do estado informou que todas as unidades do Corpo de Bombeiros estão em regime de prontidão.

A situação ficou mais complicada em Petrópolis. Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Rio Quintandinha entrou em alerta máximo. Na Rua Coronel Veiga, principal via de acesso entre o Centro e a Zona Sul da cidade , o rio transbordou e impediu a passagem de veículos. No local, bueiros obstruídos não deram conta de absorver a quantidade de água, o que provocou alagamentos em pontos como a esquina entre as ruas Caldas Viana, Benjamim Constant e Souza Franco — próximo ao terminal de ônibus urbanos (antiga rodoviária).

Quedas de árvores foram registradas em diferentes pontos da cidade. Por volta de 22h, bombeiros foram acionados para retirar uma árvore que caiu próximo a garagem de uma casa em Quissamã. No mesmo bairro, parte do telhado de outra residência despencou. Segundo a Defesa Civil, não houve vítimas. Outras árvores caíram na Rua Mizael Pizenodoski, no distrito de Araras; e na localidade Madame Machado, em Itaipava.

Na região de Bonsucesso, em Itaipava, um homem de 65 anos ficou ferido depois de ser atingido por uma caixa d’água vazia, que foi arrastada pelo vento. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital Alcides Carneiro (HAC).

Pouco antes das 17h, 18 sirenes que avisam sobre o risco de chuvas fortes foram acionadas no município. Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil orientam os moradores a procurar um local seguro. Nesta quarta-feira, excepcionalmente, as situações de emergência devem ser comunicadas pelo telefone 2246-9286 ou ainda pelo 193, do Corpo de Bombeiros, já que o telefone 199, da Defesa Civil, está fora do ar devido à queda de raios.

Em Nova Friburgo, fortes chuvas atingiram principalmente os bairros de Muri e Debossan por volta de 20h. De acordo com o secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, João Paulo Mori, nenhuma ocorrência grave havia sido registrada até as 21h.



Fonte: O Globo